Análise dos padrões de viagens e de parâmetros para o dimensionamento de estacionamentos de centros de eventos: estudo de caso no Parque Vila Germânica de Blumenau/SC

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Análise dos padrões de viagens e de parâmetros para o dimensionamento de estacionamentos de centros de eventos: estudo de caso no Parque Vila Germânica de Blumenau/SC

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Goldner, Lenise Grando pt_BR
dc.contributor.author Antonio, Ritta de Cássia Bruel pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T06:52:28Z
dc.date.available 2012-10-24T06:52:28Z
dc.date.issued 2012-10-24T06:52:28Z
dc.identifier.other 273672 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92219
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract Os centros de eventos oferecem a possibilidade do turismo vinculado a negócios, como congressos e feiras. Esse tipo de equipamento urbano, normalmente com imensas dimensões, também pode abrigar atividades culturais de espetáculos e competições esportivas. E, dependendo de suas instalações, pode oferecer o uso compartilhado de todas essas diferentes atividades com características peculiares de funcionamento. Por se tratar de grande empreendimento, com capacidade de geração de volumes expressivos de deslocamento de pessoas, em eventos sazonais, seu funcionamento causa, frequentemente, impactos indesejáveis no sistema de transporte e trânsito na sua área de influência. Esta dissertação se propõe a estudar centros de eventos como PGV # polo gerador de viagens - avaliando os padrões de viagens dos usuários e os parâmetros para o dimensionamento de estacionamentos que possibilitem a operação deste equipamento urbano. É apresentado o caso do Centro de Eventos de Blumenau, o Parque Vila Germânica, edificado entre as décadas de 1960 e 1980 e reformado em 2006, quando teve sua área construída, destinada a eventos, ampliada para 26.000 metros quadrados. Foi efetuada uma coleta de dados durante um evento de grande porte através de formulários aplicados on-site na população usuária uma feira de negócios do setor têxtil realizada no Centro de Eventos, onde se identifica o perfil do usuário e as características das viagens. Foram realizados levantamentos de campo para coleta de informações detalhadas a respeito do uso das áreas de estacionamento disponíveis, em via pública e fora dela, para conhecimento da acumulação, tempo de permanência e rotatividade dos automóveis nas vagas. Com os dados apurados, obteve-se a área de influência, a taxa de viagens geradas pelo evento e uma proposta de dimensionamento do número de vagas de estacionamento para centros de eventos, a partir da relação entre a ocupação máxima do estacionamento de automóveis e a demanda diária de automóveis atraídos, o RDA. pt_BR
dc.description.abstract Event Centers offer the possibility of tourism linked to business, as in the case of congresses and fairs. This type of urban development, usually with huge dimensions, can also host cultural activities such as shows and sports competitions, depending on its facilities, offering shared use of different activities with distinct functioning characteristics. Being a huge facility, these centers can attract a considerable number of people during seasonal events, which frequently causes undesirable impacts on the transportation system and on traffic in the influence area. This dissertation studies event centers as Trip Generation Hubs # TGH - evaluating the users# trip patterns and the parameters to assess parking space requirements for the operation of this type of development. The study examines the Blumenau Events Center called Parque Vila Germânica, which was built between 1960 and 1980 and refurbished in 2006, when it had its built area, used for events, enlarged to 26.000 square meters. Data collection was conducted during a major event, a textile business fair, through forms distributed on-site to the population gathered in the Event Center, which revealed the user profile and trip characteristics. Field surveys were performed to collect detailed information regarding the available parking facilities, on-street and off-street, to identify parking accumulation, parking duration and vehicle turnover in the parking spots. The data allowed identifying the influence area and the trip rate generated by the event, as well as advancing a proposal for calculating the number of parking spots required by event centers, based on the relationship between maximum parking accumulation and daily demand of vehicles attracted to the area. en
dc.format.extent 182 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Estacionamento pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.title Análise dos padrões de viagens e de parâmetros para o dimensionamento de estacionamentos de centros de eventos: estudo de caso no Parque Vila Germânica de Blumenau/SC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
273672.pdf 9.015Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar