dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Jinkings, Nise |
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dc.contributor.author |
Paludo, Deise Imara Schilke |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T06:51:23Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T06:51:23Z |
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dc.date.issued |
2012-10-24T06:51:23Z |
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dc.identifier.other |
271112 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92217 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Essa pesquisa é um estudo sobre a prática pedagógica escolar na educação popular de perspectiva freireana desenvolvida no município de Chapecó - SC, no período de 1997 a 2004 e objetivou analisar os limites, possibilidades, tensões e contradições diante da lógica do capital e das interfaces do capitalismo, presentes nesse fazer e se justificando pela necessidade de problematizar situações concretas, construídas no período de vigência da experiência. Alterando, portanto, significativamente, a perspectiva educacional, no que se refere às propostas curriculares até então implementadas neste município. Essa pesquisa desenvolveu-se numa abordagem qualitativa, enquanto possibilidade para se conhecer a produção do conhecimento sistematizado durante o período de vigência da experiência. Fazendo uso da pesquisa documental, como forma de registro das concepções que foram sintetizados nos documentos produzidos na gestão municipal de Chapecó - SC. Num procedimento de avaliar uma prática educativa, os depoimentos dos professores foram fundamentais para um melhor entendimento dos limites e possibilidades, visto de diferentes olhares. Trata-se do estudo referente ao processo de ampliação das possibilidades de participação dos diferentes sujeitos na construção de planejamentos dialógicos para a organização da prática pedagógica, na gestão democrática e na definição dos rumos educacionais no município, comprometida com a educação popular crítica, com processos emancipatórios e práticas articuladas com a reflexão sobre a realidade e a vivência ativa da cidadania contribuindo com a transformação social, entre outros aspectos, do processo educativo no município de Chapecó. As modificações se revelaram significativas devido à relação dialógica estabelecida na produção do conhecimento, implicada na efetiva participação dos diferentes sujeitos, o que viabilizou um crescimento pessoal, social e aprendizagem de novos conhecimentos. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação popular |
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dc.subject.classification |
Chapecó (SC) |
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dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
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dc.title |
Educação com participação popular em Chapecó-SC: a política educacional como possibilidade de transformação social |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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