Ensaiando o olhar: o sentido da infância a partir de fotografias produzidas por crianças

DSpace Repository

A- A A+

Ensaiando o olhar: o sentido da infância a partir de fotografias produzidas por crianças

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR
dc.contributor.author Vill, Sônia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T06:42:32Z
dc.date.available 2012-10-24T06:42:32Z
dc.date.issued 2012-10-24T06:42:32Z
dc.identifier.other 270597 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92201
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa teve por objetivo compreender, por meio de uma dimensão filosófica éticoestética, uma produção de sentidos da infância, mediada por fotografias captadas por crianças. O estudo partiu da crítica ao pressuposto moderno que concebe a infância a partir da visão da criança como vir a ser adulto, fixada num tempo cronológico e linear. Em alternativa, fundamenta-se na filosofia da infância, que busca uma perspectiva atemporal, de uma inventividade ligada à ideia de acontecimento, ou seja, lugar de possível experiência. O trabalho de campo efetivou-se com um grupo de crianças que frequentavam a Casa Chico Mendes, uma instituição não governamental, localizada na comunidade Chico Mendes, no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. No plano metodológico, a opção foi por um ensaio etnográfico. O contato com as crianças aconteceu durante catorze meses, sendo cinco desses meses dedicados a uma oficina de fotografia. Considerou-se a necessidade de se estabelecer uma relação de perto e de dentro com os participantes, para se entender e interpretar as imagens produzidas pelas crianças. Dessa forma, buscaram-se evidências para perceber as crianças por outro ponto de vista, constituindo uma narrativa sobre como a pesquisadora entendeu que elas veem e vivem a infância. A partir do convívio com as crianças, bem como analisando as fotografias feitas por elas, foram considerados como pontos de reflexão o âmbito da novidade, vivida pela pesquisadora no encontro com a infância e pelas crianças quando se viam sujeitos no ato de fotografar. As aproximações entre a fotografia infância e a fotografia imaginação, estão nos cenários e histórias construídos nas conversas com as crianças, no ato da captação das imagens e no ato de apreciação delas. Por fim, foi ponto de reflexão sobre a produção de sentidos produzidos por elas: o lugar ocupado pela escola na vida das crianças, o que elas legitimam e o sentido de transformação necessário a esse lugar. pt_BR
dc.description.abstract This research tries to understand the production of meanings in childhood - through a philosophical and aesthetic lens - using photographs taken by children. It offers an alternative to modern approaches that conceives childrens view of childhood as a path to adulthood, fixed in a linear and chronological time. Instead, we used a childhood philosophy to bring a atemporal perspective of creativity linked to the idea of the event, i.e., a place of possible experience. The field work was carried out with a group of children in Casa Chico Mendes, a non-governmental institution, at the Chico Mendes community, Monte Cristo, Florianopolis. Methodologically, an ethnographic essay was chosen. The contact with the children happened along fourteen months, from which five months were dedicated to a was considered necessary to establish a close relationship with the children, to understand and interpret the images produced by the them. Thus, we tried to find evidences to understand the children from an alternative point of view, in order to form a narrative about how the researcher understood the way they see and live their childhood. From this shared experience and the analysis of their photographs, we reflected upon the novelty experienced by the researcher when meting the children and by the children as subjects when taking photographs. This experience resulted in a approximation between photography-childhood, with the children as photographers and between photography-imagination in the (possible and impossible) scenes and stories, created in the conversations with the children when they were capturing the images and/or appreciating them. We also reflected upon the meaning produced by the children, the place that school occupies in their lives, what they legitimize and the sense of transformation necessary to this place. en
dc.format.extent 150 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Crianças pt_BR
dc.subject.classification Infancia pt_BR
dc.subject.classification Sentidos e sensações pt_BR
dc.subject.classification Fotografia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Ensaiando o olhar: o sentido da infância a partir de fotografias produzidas por crianças pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Wiggers, Ingrid Dittrich pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
270597.pdf 7.116Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar