Criança e infância nas disciplinas de psicologia dos cursos de magistério: um estudo na Rede Estadual de Educação da Região Metropolitana de Florianópolis

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Criança e infância nas disciplinas de psicologia dos cursos de magistério: um estudo na Rede Estadual de Educação da Região Metropolitana de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carvalho, Diana Carvalho de pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Ana Brasil de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T05:21:36Z
dc.date.available 2012-10-24T05:21:36Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 261606 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92057
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2008. pt_BR
dc.description.abstract Considerando a contribuição dos conteúdos de Psicologia à formação de educadores no Brasil, a presente dissertação se propôs a investigar as concepções de criança e infância presentes nos programas das disciplinas "Psicologia Geral" e "Fundamentos Metodológicos do Ensino da Psicologia da Educação" nos cursos de Magistério da Rede Estadual na Região Metropolitana de Florianópolis. Apesar da LDBEN (Lei 9394/96) prever que até o ano de 2007 a formação de professores em nível médio deveria extinguir-se, gradualmente, tais cursos constituem uma forte realidade no Estado de Santa Catarina. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa, onde foram analisadas duas versões da Proposta Curricular do Estado, no tocante aos conteúdos propostos para as referidas disciplinas (1988), bem como estudos temáticos relacionados à infância (2005); utilizou-se os programas de ensino dos referidos professores, além da aplicação de questionários e entrevistas junto aos mesmos, no período correspondente aos anos de 2006 e 2007. O referencial teórico-metodológico adotado foi condizente com aquele norteador da ação pedagógica do Estado, pautado na concepção histórico-cultural. O estudo em questão permitiu a constatação da presença de profissionais cuja formação não se restringe à área da Psicologia, mas também Pedagogia e Filosofia. Os mesmos caracterizam-se como professores que acumulam longo tempo de experiência docente, alta qualificação acadêmica, bem como aperfeiçoamento teórico. Todos os professores afirmaram tratar da infância nas disciplinas de Psicologia. Diferem, portanto, na maneira como trabalham tal questão - temas priorizados, período dedicado ao assunto, série em que o assunto é contemplado. Também se verificou a intenção em procurar desconstruir a lógica temporal-linear sob a qual a infância é tratada, priorizando-se, na maioria dos casos, a contextualização social e histórica desse "sujeito de direitos", conforme caracterizam a criança. Percebeu-se ainda que, se por um lado os profissionais com "carreira" no Magistério apresentam maior experiência, por outro, os psicólogos detém uma gama de conhecimentos mais específicos quanto ao tema em questão, sobretudo no que diz respeito aos estudos acerca do desenvolvimento infantil e o aprofundamento das teorias que se dedicam à compreensão dos processos de constituição desse sujeito e suas relações com o meio histórico e cultural. pt_BR
dc.format.extent 217 f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Criança e infância nas disciplinas de psicologia dos cursos de magistério: um estudo na Rede Estadual de Educação da Região Metropolitana de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Miranda, Marilia Gouvea de pt_BR


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