Avaliação pós-ocupacional em habitação de interesse social: comportamento da satisfação do usuário após médio período de permanência

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Avaliação pós-ocupacional em habitação de interesse social: comportamento da satisfação do usuário após médio período de permanência

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira, Roberto de pt_BR
dc.contributor.author Peruzzo, Maria Regina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T03:34:54Z
dc.date.available 2012-10-24T03:34:54Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 255434 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91889
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract Existem no Brasil dois grandes vieses culturais que dificultam a solução do problema habitacional. Primeiro; as pessoas somente querem casa própria; segundo, a habitação é somente a casa. Habitação se constitui da estrutura física (casa ou abrigo), acessibilidade e ocupação; as pessoas também admitem morar sem serem #donas# da moradia. Na tentativa de diminuir a força dessa cultura, o governo criou uma nova modalidade de financiamento habitacional, o PAR - Programa de Arrendamento Residencial, tendo como principal característica o arrendamento da moradia, espécie de #leasing#. Nessa modalidade, o usuário somente detém a posse no final do contrato (15 anos). Método de pesquisa: Este trabalho apresenta a comparação entre uma APO (Avaliação Pós Ocupação) feita em 2002 e outra em 2006 de um PAR (Residencial Dom Afonso, composto de cinco (5) blocos residenciais) localizado no município de Palhoça, SC, onde moradores respondem a um mesmo questionário estruturado (com questões abertas) usando a filosofia da APO. Esta avaliação abordou os itens referentes ao desempenho técnico-ambiental, humano, simbólico, social e funcional, mas focados em aspectos práticos de uso. Todos esses itens foram avaliados com base apenas na percepção do usuário. Na primeira fase, do total de 80 apartamentos, 22 moradores de apartamentos diferentes responderam o questionário; na segunda fase (2006), esse número subiu para 41. Resultados: Tabulados os resultados, a principal conclusão foi que enquanto em 2002 33%, dos entrevistados, responderam que a vida melhorou, em 2006 o percentual de entrevistados satisfeitos subiu para 73,2%. Para entender esse salto, recorreu-se à parte aberta do questionário, onde vários motivos foram apresentados. Originalidade: Das respostas apresentadas, 50% justificaram que a vida melhorou porque realizaram o maior sonho do brasileiro, a aquisição da #casa própria#, independentemente de serem considerados pelo gestor do programa habitacional #proprietários# ou #arrendatários#, num evidente desconhecimento das diferenças dessas condições e suas implicações. There are two great cultural biases in Brazil that difficult the solution of housing problem: the first one is that people only want their own houses and the second one is that housing is just the house itself. Housing is made up of a physical structure (house or shelter), accessibility and occupation. People also admit to live at some place without being its owners. In an attempt to decrease the strength of this culture, the Government created a new kind of housing finance named Program for Residencial Leasing (abbreviature in Portuguese # PAR), which has the purpose of housing rental. In this kind of housing finance the user only holds the property at the end of the contract (15 years). Research method: This work presents a comparison between a post-occupation valuation (POV) of PAR accomplished in 2002 and another in 2006, at Residencial Dom Afonso, consisting of five buildings, located in the City of Palhoça, State of Santa Catarina, where dwellers were asked to answer the same one-structure questionnaire (with open extremity) using POV philosophy. This valuation considered itens related to technical, environmental, human, symbolic, social and functional performances focused in practical aspects of use. All these itens were valuated taking as a basis only the user perception. In the first phase, from a total of 80 apartments, 22 dwellers of different apartments answered the questionnaire; in the second phase (2006), this number increased to 41. Results: once processed the results, the main conclusion was that while in 2002 33% answered that life became better, in 2006 the percentage of satisfied interviewers increased to 73.2%. To understand this leap, the open parte of the questionnaire was observed and many reasons were found there. Originality: Fifty percent of the answers given justified that life became better because they achieved the most important Brazilian dream, the acquisition of their own houses, despite the concept given to them by the housing program manager of #owners# or #renters#, demonstrating unawerenes of the difference between these two conditions and their implications. pt_BR
dc.format.extent xiii, 167 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia civil pt_BR
dc.subject.classification Habitação popular pt_BR
dc.subject.classification Financiamento pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Satisfação do consumidor pt_BR
dc.title Avaliação pós-ocupacional em habitação de interesse social: comportamento da satisfação do usuário após médio período de permanência pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
255434.pdf 3.093Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar