dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Abreu, Aline França de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Werutsky, Viviane D'Barsoles Gonçalves |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T02:19:50Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T02:19:50Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
251823 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91768 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Univesidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Comunicação Organizacional pode ser vista como o substrato onde as atividades organizacionais ocorrem, sendo imprescindível às organizações da Sociedade da Informação e do Conhecimento. A promoção da Tecnologia da Informação - TI a um lugar estratégico para os negócios causou um aumento da criticidade e complexidade do seu ambiente incluindo a necessidade de estruturação de sua gestão para melhor aproveitá-la e considerando o seu alinhamento às estratégias organizacionais e a governança corporativa. Contudo, embora acadêmicos e gestores enfatizem a importância do processo de comunicação organizacional, sobretudo na implantação de projetos estratégicos de TI, pesquisas neste contexto são escassas. O objetivo deste trabalho, portanto, é propor um modelo de planejamento da comunicação organizacional para a implantação de projetos estratégicos de TI. O modelo proposto foi elaborado a partir do identificado na pesquisa bibliográfica, documental, e no estudo de caso exploratório realizado na empresa Weg S.A, dado que a empresa está vivenciando a implantação do Projeto WIS - WEG Integrated System. Os resultados indicam que: (1) determinadas características conceituais e processuais da comunicação atuam como fatores limitadores e/ou estimuladores da mesma; (2) para se atingir as metas de transformação organizacional e a efetiva implantação do projeto estratégico de TI os projetistas necessitam compreender e inserir a comunicação informativa e a comunicação constitutiva no sistema de planejamento e de gerenciamento da implantação do projeto estratégico, levando em conta as características conceituais e de processo da comunicação organizacional; e (3) os projetistas necessitam compreender e inserir processos de comunicação não mecanicistas no sistema de planejamento e de gerenciamento da implantação do projeto estratégico. Espera-se, como resultado, que o modelo proposto possa facilitar a implantação de projetos estratégicos de TI, servindo de ferramenta para a gestão da mudança. |
pt_BR |
dc.format.extent |
131 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação nas organizações |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modelos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento da comunicação organizacional na implantação de projetos estratégicos de TI: estudo de caso na WEG S. A. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |