Planejamento da comunicação organizacional na implantação de projetos estratégicos de TI: estudo de caso na WEG S. A.

DSpace Repository

A- A A+

Planejamento da comunicação organizacional na implantação de projetos estratégicos de TI: estudo de caso na WEG S. A.

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Werutsky, Viviane D'Barsoles Gonçalves pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T02:19:50Z
dc.date.available 2012-10-24T02:19:50Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 251823 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91768
dc.description Dissertação (mestrado) - Univesidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract A Comunicação Organizacional pode ser vista como o substrato onde as atividades organizacionais ocorrem, sendo imprescindível às organizações da Sociedade da Informação e do Conhecimento. A promoção da Tecnologia da Informação - TI a um lugar estratégico para os negócios causou um aumento da criticidade e complexidade do seu ambiente incluindo a necessidade de estruturação de sua gestão para melhor aproveitá-la e considerando o seu alinhamento às estratégias organizacionais e a governança corporativa. Contudo, embora acadêmicos e gestores enfatizem a importância do processo de comunicação organizacional, sobretudo na implantação de projetos estratégicos de TI, pesquisas neste contexto são escassas. O objetivo deste trabalho, portanto, é propor um modelo de planejamento da comunicação organizacional para a implantação de projetos estratégicos de TI. O modelo proposto foi elaborado a partir do identificado na pesquisa bibliográfica, documental, e no estudo de caso exploratório realizado na empresa Weg S.A, dado que a empresa está vivenciando a implantação do Projeto WIS - WEG Integrated System. Os resultados indicam que: (1) determinadas características conceituais e processuais da comunicação atuam como fatores limitadores e/ou estimuladores da mesma; (2) para se atingir as metas de transformação organizacional e a efetiva implantação do projeto estratégico de TI os projetistas necessitam compreender e inserir a comunicação informativa e a comunicação constitutiva no sistema de planejamento e de gerenciamento da implantação do projeto estratégico, levando em conta as características conceituais e de processo da comunicação organizacional; e (3) os projetistas necessitam compreender e inserir processos de comunicação não mecanicistas no sistema de planejamento e de gerenciamento da implantação do projeto estratégico. Espera-se, como resultado, que o modelo proposto possa facilitar a implantação de projetos estratégicos de TI, servindo de ferramenta para a gestão da mudança. pt_BR
dc.format.extent 131 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Comunicação nas organizações pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.title Planejamento da comunicação organizacional na implantação de projetos estratégicos de TI: estudo de caso na WEG S. A. pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
251823.pdf 10.57Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar