A energia no ensino fundamental: o livro didático e as concepções alternativas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A energia no ensino fundamental: o livro didático e as concepções alternativas

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves Filho, Jose de Pinho pt_BR
dc.contributor.author Jacques, Vinicius pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T02:09:00Z
dc.date.available 2012-10-24T02:09:00Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 260267 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91750
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
dc.description.abstract O conceito de Energia é de extrema importância ao aprendizado das Ciências. No entanto, é freqüentemente compreendido de maneira reducionista, atrelado a um único ou a poucos fenômenos. O livro didático, por sua vez, mesmo depois de políticas públicas que avaliam, selecionam e distribuem volumes às escolas, ainda apresenta deficiências e limitações, além de abordagens aquém das discussões provenientes de pesquisas em Ensino de Ciências, como as de concepções alternativas, que têm forte influência no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho apresenta a análise da abordagem acerca do conceito de Energia em seis livros didáticos de Ciências da última série do Ensino Fundamental. A partir dos pressupostos da Análise de Conteúdos, dos principais resultados das pesquisas em concepções alternativas para o conceito de Energia e da noção de Perfil Conceitual, avaliamos o tratamento dado à noção de Energia e se as coleções levam em conta em seu discurso didático explicativo as idéias prévias dos alunos. Analisamos todos os trechos dos livros com a denominação Energia e seus correlatos, como o Calor, o que nos permitiu inferir que o discurso dos livros didáticos remete principalmente à substancialização da Energia. Objetivando uma evolução conceitual dos estudantes, propomos um conjunto de descritores que visam favorecer este avanço em direção ao conhecimento científico mais elaborado. The concept of Energy is very important to the learning of Sciences. However, it is often understood so reductionist, coupled to a single or a few phenomena. The didactic book, in turn, even after public policies that evaluate, select and distribute packages to schools, still had weaknesses and limitations, and approaches short of discussions from research in Science Education, such as misconceptions, which have strong influence in the teaching-learning. This paper presents the analysis of the approach on the concept of Energy in six didactic books of Sciences of the last series of Elementary School. From the assumptions of Analysis of Contents, the main results of research into misconceptions for the concept of Energy and the notion of Conceptual Profile, evaluate the treatment given to the notion of Energy and if the collections take into account in his didactic speech explaining the preliminary ideas of students. I reviewed all portions of books under the name Energy and its related, as the Heat, which allowed us to infer that the speech of didactic books refers mainly to materialization Energy. Aiming a conceptual development of students, proposing a set of descriptors to promote this move toward more elaborate scientific knowledge. pt_BR
dc.format.extent 223 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Energia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.subject.classification Ciências (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title A energia no ensino fundamental: o livro didático e as concepções alternativas pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
260267.pdf 3.418Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar