Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico

DSpace Repository

A- A A+

Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Jantsch, Ari Paulo pt_BR
dc.contributor.author Devechi, Catia Piccolo Viero pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T01:52:24Z
dc.date.available 2012-10-24T01:52:24Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 251814 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O trabalho busca discutir a racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas como possibilidade alternativa de fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico. A nossa tese é de que a racionalidade comunicativa ofereceria à pluralidade teórico-interpretativa da educação atual a possibilidade integrativa no desenvolvimento das pesquisas. Por meio de justificações argumentadas, tal racionalidade admitiria a fundamentação pelo consenso discursivo que é sempre suscetível de refutação. Entendemos que o movimento de rejeição à fundamentação da educação por um foco epistemológico, em seu sentido tradicional, não pode significar a aceitação tácita da tese do relativismo teórico ou então a descrença em uma racionalidade mais universalizada, mas a possibilidade de uma conversação inteligente que permita certificar validades para o mundo que é comum a todos. Tal proposta exigiria entre outras modificações, desenvolver a competência comunicativa dos pesquisadores ao ponto de relativizar as suas próprias concepções teóricas, em benefício de um horizonte mais alargado de compreensão. pt_BR
dc.format.extent 200 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Comunicação na educação pt_BR
dc.title Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Bannell, Ralph Ings pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
251814.pdf 552.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar