dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Jantsch, Ari Paulo |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Devechi, Catia Piccolo Viero |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T01:52:24Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T01:52:24Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
251814 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91723 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O trabalho busca discutir a racionalidade comunicativa de Jürgen Habermas como possibilidade alternativa de fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico. A nossa tese é de que a racionalidade comunicativa ofereceria à pluralidade teórico-interpretativa da educação atual a possibilidade integrativa no desenvolvimento das pesquisas. Por meio de justificações argumentadas, tal racionalidade admitiria a fundamentação pelo consenso discursivo que é sempre suscetível de refutação. Entendemos que o movimento de rejeição à fundamentação da educação por um foco epistemológico, em seu sentido tradicional, não pode significar a aceitação tácita da tese do relativismo teórico ou então a descrença em uma racionalidade mais universalizada, mas a possibilidade de uma conversação inteligente que permita certificar validades para o mundo que é comum a todos. Tal proposta exigiria entre outras modificações, desenvolver a competência comunicativa dos pesquisadores ao ponto de relativizar as suas próprias concepções teóricas, em benefício de um horizonte mais alargado de compreensão. |
pt_BR |
dc.format.extent |
200 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação na educação |
pt_BR |
dc.title |
Racionalidade comunicativa e a fundamentação da educação no contexto do pensamento pós-metafísico |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Bannell, Ralph Ings |
pt_BR |