dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Moraes, Maria Celia Marcondes de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Soares, Kátia Cristina Dambiski |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T01:36:48Z |
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dc.date.available |
2012-10-24T01:36:48Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
250016 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91696 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa buscou diagnosticar e analisar, num período histórico determinado (1998-2007), em textos da literatura especializada na área da pesquisa em Educação, como tem sido entendido o trabalho docente e questões a ele correlatas - suas funções, formação, profissionalização, competências e saberes. Trata-se, portanto, de averiguar o conteúdo teórico-metodológico dos textos referentes aos trabalhos e pôsteres apresentados nas reuniões anuais da ANPEd (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação) nos grupos de trabalho Formação de Professores (GT 08) e Trabalho e Educação (GT 09). Tomamos como referência teórica o conceito de trabalho nas relações sociais capitalistas (conforme Marx, Lukács, Bhaskar, Duayer e Saviani). Destacamos a partir de pesquisas recentes algumas tendências: o empobrecimento da noção de conhecimento, a valorização da epistemologia da prática e o enaltecimento das competências na formação dos trabalhadores de modo geral e dos docentes, em particular. Apresentamos os delineamentos e repercussões destes três eixos, fortemente presentes nas políticas, na literatura e nas práticas do trabalho docente no país. No desenvolvimento do trabalho se discute em que sentido, os termos "formação", "profissionalização" e "trabalho docente" se relacionam hoje: a "profissionalização", articulada a uma determinada concepção de competência, calcada na experiência imediata, no saber/fazer, favorece o fortalecimento de uma concepção de formação de professores que secundariza a necessidade da compreensão dos fundamentos teóricos, epistemológicos e ontológicos, que embasam o trabalho docente. Afirmamos que a difusão de uma compreensão pragmática, praticista do trabalho docente, colabora para constituir um docente desintelectualizado, contribuindo para que a preocupação com a apropriação e socialização do conhecimento científico/elaborado, seja cada vez menor no interior das escolas. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
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dc.subject.classification |
Formação |
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dc.subject.classification |
Conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
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dc.title |
Trabalho docente e conhecimento: Kátia Cristina Dambiski Soares ; orientadora, Maria Célia Marcondes de Moraes |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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