Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR
dc.contributor.author Pereira, Sílvio da Costa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T00:30:31Z
dc.date.available 2012-10-24T00:30:31Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 250763 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91584
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa mapeou atividades de mídia-educação que vem sendo feitas em escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis. O estudo foi realizado em duas etapas. A primeira consistiu em um mapeamento geral que teve por objetivo identificar os trabalhos realizados, assim como conhecer algumas de suas características. Nessa primeira aproximação obtivemos retorno de 83 escolas das redes estadual, municipal e particular. A partir desses dados foram escolhidas três escolas nas quais, através de entrevistas, observação e o uso de formulários, aprofundamos a observação a respeito dos usos, dificuldades e soluções relacionados às atividades com, sobre e/ou através das mídias no ambiente escolar. A pesquisa mostra a importância de que professores e gestores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo), quanto a análise crítica (leitura) e o uso como meio de expressão (produção) dos meios de comunicação. Ressalta também a necessidade de uma formação teórico-prática dos professores, a partir de, entre outros elementos, as expectativas e usos que eles mesmos já possuem das mídias. A análise dos dados está embasada em uma compreensão das mídias como artefatos culturais contemporâneos, operados coletiva ou individualmente, que tanto influem quanto recebem influência das pessoas com as quais se comunicam ou colocam em comunicação. Por isso enxergamos alunos e professores, gestores, pais e outras pessoas como receptores ativos e potenciais emissores de mensagens diretas ou mediadas. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Escolas de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Midia (Publicidade) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Mídia-educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino fundamental em Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
250763.pdf 3.493Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar