Abstract:
|
O presente estudo situa-se na área da Educação Infantil e tem como tema central a coordenação pedagógica. Analisa o surgimento do cargo de Coordenador Pedagógico da Rede Municipal de Educação de Florianópolis entre os anos de 1995 e 1996, período de maior participação dos profissionais da educação na discussão dos rumos educacionais a serem traçados pela administração que assumia. Tenta compreender os motivos do surgimento desse profissional, as atribuições que lhe foram conferidas e, sobretudo, a afirmação de seu caráter distinto do supervisor escolar. Tem como perguntas orientadoras, dentre outras as seguintes: que motivos levaram ao seu surgimento? Quais as causas de seu declínio? O que levou à afirmação do cargo e da função de supervisão escolar nas unidades de educação infantil? Que elementos tensionaram esse processo? Trata-se de uma concepção ou apenas de um cargo ainda em disputa? A pesquisa busca respostas na história da própria rede, onde certamente estão os elementos que tornaram possível o debate sobre a necessidade de um co-ordenador e o surgimento dos documentos que registraram a experiência de atuação desse profissional nas unidades de educação infantil da rede, ainda que por curto espaço de tempo. A pesquisa documental organiza os dados que mostraram a impossibilidade política da preservação desse cargo, e a explicação para a conseqüente afirmação desse lugar como sendo da "supervisão escolar". Tendo como referência aspectos teórico-metodológicos do materialismo histórico-dialético, o processo de investigação se apoiou em material documental e na pesquisa de campo, construindo os dados empíricos por meio da análise de documentos, principalmente na Secretaria Municipal de Educação, que se relacionavam direta ou indiretamente à coordenação pedagógica e/ou supervisão escolar da/na educação infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis, a partir de 1976 até 2007, consubstanciados por entrevistas orais com sujeitos significativos para a compreensão do fenômeno em estudo. Como resultado do trabalho pode-se afirmar que o coordenador pedagógico concretizado na e pela educação infantil da rede municipal de educação de Florianópolis entre os anos de 1995 e 1996 foi resultado de várias determinações, entre as quais figurava como bastante importante a existência de uma gestão mais democrática frente à administração municipal, mas também refletia e traduzia uma tendência já desenhada, ainda que de maneira embrionária, desde os anos iniciais da rede. Reconhece também que o projeto de sua criação foi alimentado pelas pesquisas e debates nacionais que, à época, contribuíram para a afirmação da área como uma especificidade, isto é, reafirmando que na educação infantil tal função não se delimita nem se define pela lógica escolar. The central theme of this study in the field of Early Childhood Education is pedagogic coordination. It analyzes the rise of the position of Pedagogic Coordinator in the Municipal public school system of Florianópolis from 1995 - 1996, a period of greater participation of education professionals in administrative decisions. The study analyzes the reasons for the creation of this professional position, the attributions conferred to this position and above all its differences from the position of school supervisor. The guiding questions of the study include: What are the reasons that led to its creation? What led to its decline? What led to the establishment of the position and the function of school supervisor in the pre-schools? What elements influenced this process? Does it involve a concept or only a position that is still in dispute? The study sought responses in the history of the municipal school system, where the elements certainly exist that made possible the debate about the need for a coordinator and in documents that register the experience of the activities of this professional in the pre-schools, even if for a short period of time. The documentary research organizes the data that revealed the political impossibility of preserving this position and the explanation for the consequent affirmation that its role belongs to the "school supervisor". Using as a reference theoretical-methodological factors of historic dialectic materialism, the research process was supported by documentary material and field research. An analysis was conducted of the documents collected, principally those from the Municipal Secretariat of Education related directly or indirectly to pedagogic supervision and or coordination of pre-school education in the Florianópolis Municipal School System from 1976 until 2007. The research was supported by oral interviews with participants important to understanding the phenomenon in study. The study allows affirming that the position of pedagogic coordinator concretized in and for preschool education in the Florianópolis municipal school system from 1995-1996 was the result of various factors including the existence of a more democratic municipal administration, but also reflects an earlier trend begun in the first years of the school system. It also recognizes that the creation of the position was supported by national research and debate that contributed to the affirmation of pedagogic coordination as a specific role. That is, it reaffirmed that in preschool education this function is not limited to or defined by the educational logic. |