A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946 - 1969)

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A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946 - 1969)

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Valle, Ione Ribeiro pt_BR
dc.contributor.author Schneider, Juliete pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T23:39:26Z
dc.date.available 2012-10-23T23:39:26Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 251258 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91498
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract O Brasil da segunda metade do século XX passou por importantes transformações econômicas, políticas e educacionais, que ampliaram as oportunidades escolares e exigiram novos modelos de oferta. Nesta pesquisa analisamos o processo de democratização e a dualidade estrutural dos cursos de formação de professores para o magistério das séries iniciais do ensino fundamental catarinense, no período de 1946 a 1969. Para tanto, reconstituimos o processo de ampliação das oportunidades educacionais, particularmente em relação ao Ensino Normal, através do mapeamento do número de estabelecimentos que ofereciam estes cursos e o movimento de matrícula. A democratização do acesso a esse nível de ensino teve um papel importante no contexto das oportunidades de se cursar o ensino secundário. A dualidade estrutural existente nesses cursos ficou evidente através dos dois tipos de curso oferecidos: o ginasial e o colegial. Com diferentes finalidades, cada um deles veiculava determinados saberes pedagógicos que acabavam por definir diferentes esferas de atuação para os profissionais diplomados. Ilustramos esta situação do Ensino Normal no Estado com algumas entrevistas. A pesquisa tem por referência um quadro teórico sobre a educação em geral e sobre a sociologia da educação em particular, tendo por base uma análise sócio-histórica dos dados quantitativos e qualitativos levantados junto às instâncias oficiais. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino normal pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Politicas publicas pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Democratização da educação pt_BR
dc.title A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946 - 1969) pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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