dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Loch, Ruth Emilia Nogueira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Almeida, Luciana Cristina de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T23:31:18Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T23:31:18Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
259192 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91485 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A deficiência é definida em função da relação existente entre a pessoa afetada e seu entorno, destarte, as implicações e os danos acarretados pela deficiência podem ser agravados ou abrandados pelas condições gerais de vida da pessoa. Este trabalho teve como objetivo desenvolver/criar uma proposta metodológica de ensino para mediar a compreensão e a apropriação do espaço micro-geográfico e auxiliar no treinamento de orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual. Esse estudo é fundamentado na Geografia Humanista e realizado a partir do ponto de vista da Geografia da Percepção, através do viés do espaço vivido. Materiais didáticos foram criados para desenvolver atividades de alfabetização cartográfica, leitura e elaboração de croquis táteis e exercícios de mobilidade com bengala. Os resultados mostraram que a percepção multissensorial do deficiente visual engendra uma versão simplificada da realidade enquanto conceitos estabelecidos social, histórica e culturalmente filtram as informações obtidas compondo as imagens mentais. Conclui-se também que os problemas relacionados ao espaço, oriundos da deficiência visual, podem ser minimizados com o uso de plantas, mapas, croquis táteis e material didático apropriado. |
pt_BR |
dc.format.extent |
viii, 136 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cartografia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Percepção espacial |
pt_BR |
dc.title |
Mediando a compreensão do espaço vivido dos deficientes visuais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |