EFL CD-ROMs: mapping the types of language activities in digital media

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

EFL CD-ROMs: mapping the types of language activities in digital media

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fortkamp, Mailce Borges Mota pt_BR
dc.contributor.author Lemes, Gabriela de Almeida pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T22:38:51Z
dc.date.available 2012-10-23T22:38:51Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 267115 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91415
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. pt_BR
dc.description.abstract The study aimed at mapping the types of language activities of two CD-ROMs, one that accompanies the EFL/ ESL coursebook Interchange Third Edition 1 and one that accompanies the EFL/ ESL coursebook Touchstone 2. To achieve this aim, a framework of types of language activities, based on Hughes and Weir, was created. The analysis of the language activities of the CDs consisted of identifying the main features of each activity, comparing them to the features of the activity types described in the framework and finally, categorizing each activity of each CD as one of the activity types of the framework. The results of the analysis showed that the framework was insufficient because some activities in the CDs did not fit any of the types listed. Also, the results showed that Interchange CD-ROM offers more variety in terms of types of language activities, even though there are more activities in Touchstone CD-ROM. Another finding is that in spite of the variety of types of activities, there are an expressive number of Multiple choice activities in Interchange. Finally, neither of the CDs offers writing activities. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo mapear os tipos de atividade de língua encontrados em dois CD-ROMs, um que acompanha o livro didático de inglês como língua estrangeira Interchange Third Edition 1 e outro que acompanha o livro didático de inglês como língua estrangeira Touchstone 2. Para atingir este objetivo, uma taxonomia de tipos de atividades de língua, com base em Hughes e Weir, foi criada. A análise das atividades de língua dos CDs consistiu da identificação das principais características de cada atividade, da comparação dessas características com as dos tipos de atividade descritos na taxonomia e finalmente, da categorização de cada atividade dos CDs como pertencente a um certo tipo de atividade dentre aqueles listados na taxonomia. Os resultados da análise mostraram que a taxonomia foi insuficiente porque algumas atividades encontradas nos CDs não puderam ser encaixadas em nenhum dos tipos listados. Além disso, os resultados mostraram que o CD-ROM da série Interchange oferece uma variedade maior de tipos de atividades, apesar de haver mais atividades no CD da série Touchstone. Outra conclusão é que apesar da variedade encontrada na série Interchange, há um expressivo número de atividades de múltipla escolha. Finalmente, nenhum dos CDs traz atividades de produção escrita. en
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.title EFL CD-ROMs: mapping the types of language activities in digital media pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
267115.pdf 3.773Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar