Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem

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Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ern, Edel pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Gleyva Maria Simões de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T22:38:05Z
dc.date.available 2012-10-23T22:38:05Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 261994 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91414
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Essa pesquisa é resultante de uma análise sobre as concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem. O objetivo era verificar se, nas concepções sobre ensino e aprendizagem, emergeriam elementos pertencentes aos conceitos estruturantes da Epistemologia Genética de Jean Piaget. A escolha da UFMT para a realização desta pesquisa ocorreu porque nosso objeto de estudo é resultante de uma observação/problematização de nossa experiência como coordenadora de um dos pólos do Curso de Pedagogia na modalidade Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental nessa instituição. Além disso, a UFMT foi a primeira instituição a implantar um Curso de Graduação/Formação de professores a distância no Brasil, ou seja, o Curso de Pedagogia na modalidade Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, implantado em 1995 e em fase de conclusão das últimas turmas, já tendo formado duas turmas. E foi também a primeira em implantar o Curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil - modalidade a distância, em 2006. Por isso, os participantes desta pesquisa são orientadores acadêmicos/tutores e estudantes dos dois cursos de formação de professores acima citados. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo das representações sociais, obtidas por meio de questionários abertos e evocações livres. Os dados foram tabulados e processados em planilhas eletrônicas elaboradas no Excel da Microsoft e no SPSS (Statistical Package for Social Sciences) para Windows-Microsoft que oferece possibilidades de cálculo estatístico e informes científicos. Os resultados, obtidos por meio de tais programas foram interpretados mediante análise qualitativa. Na análise de conteúdo das concepções sobre ensino e aprendizagem, etapa de tabulação dos dados da pesquisa por meio de planilhas e programas estatísticos obtivemos dos questionários: categorias e subcategorias de análise do conteúdo das respostas dos participantes da pesquisa; das evocações livres: a ordem e a freqüência dos termos evocados. As categorias e subcategorias obtidas por meio dos questionários constituem dados que foram complementados e comparados com termos evocados nas evocações livres. As concepções resultantes dessa pesquisa apresentaram uma estrutura não convencional, ou seja, uma estrutura formada por elementos periféricos, sem elementos no núcleo central, tomando por base as análises de conteúdo das representações sociais, conforme a Teoria do Núcleo Central. Sobre ensino, as concepções evidenciaram uma zona muda e, sobre aprendizagem elas apresentaram um início de familiarização com a Epistemologia Genética. Em comparação com os Projetos Político Pedagógicos dos Cursos, as concepções revelaram um conhecimento estruturado sobre a parte prática do curso, especificamente quanto à avaliação dos estudantes e capacitação dos orientadores acadêmicos, mas não apresentaram conteúdo estruturado sobre a parte teórica, não revelaram elementos das teorias construtivistas, nem possibilitaram um núcleo de representação. Portanto, não podemos considerar que os participantes da pesquisa construíram conhecimentos sobre os conceitos de ensino e aprendizagem, pois se assim o fizeram, nessa pesquisa não os verbalizaram. Nesse sentido, esperamos ter contribuído com referenciais para a avaliação de cursos de formação de professores a distância, para a formação de pessoal na área da Educação a distância e para a proposição da política nacional de formação a distância, mediante o crescimento da demanda a ser formada por meio dessa modalidade e do aumento do número de instituições que estão ou irão formar professores a distância. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Orientadores educacionais pt_BR
dc.subject.classification Projeto político-pedagógico pt_BR
dc.title Concepções de orientadores acadêmicos e estudantes dos cursos de pedagogia a distância da Universidade Federal de Mato Grosso sobre ensino e aprendizagem pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Musis, Carlo Ralph de pt_BR


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