O poder do canto ou canto do poder?: um olhar sobre o uso do canto como prática pedagógica no estado de Santa Catarina num contexto autoritário (1937-1945)

DSpace Repository

A- A A+

O poder do canto ou canto do poder?: um olhar sobre o uso do canto como prática pedagógica no estado de Santa Catarina num contexto autoritário (1937-1945)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Campos, Cynthia Machado pt_BR
dc.contributor.author Unglaub, Tânia Regina da Rocha pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T21:58:42Z
dc.date.available 2012-10-23T21:58:42Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 249440 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91364
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta o enfoque dado ao Canto Orfeônico, utilizado como um saber escolarizado nas práticas pedagógicas em vigência em Santa Catarina, notadamente no período do Estado Novo. Foi exigido por meio de decretos e leis que os escolares cantassem musicas nacionalistas em salas de aulas e cerimônias cívicas. Para aplicar e fiscalizar essas medidas legais contou-se com a atuação dos inspetores. Eles representaram os ideais nacionalistas impondo a cultura e tradições brasileiras, durante as visitas escolares. O Inspetor Federal das Escolas Subvencionadas, João dos Santos Areão foi o encarregado de sistematizar e coordenar o Canto Orfeônico. Ele defendia a idéia de que essa música contribuiria para moldar na alma infantil o espírito de civismo. Formou orfeões e compôs algumas canções patrióticas. Para que a escola cumprisse sua missão foi necessária uma formação adequada para habilitar professores nacionalistas a levar o canto e conteúdos patrióticos a todas as regiões do Estado. A música foi utilizada no currículo de formação inicial e continuada de professores, para torná-los aptos a transmitir esse conhecimento. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas de protagonistas que vivenciaram aquele momento e documentos encontrados em arquivos pessoais e nos órgãos oficiais do Estado. Estes dados foram analisados na clave das representações. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Canto orfeonico pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title O poder do canto ou canto do poder?: um olhar sobre o uso do canto como prática pedagógica no estado de Santa Catarina num contexto autoritário (1937-1945) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cunha, Maria Teresa Santos pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
249440.pdf 27.20Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar