dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Campos, Cynthia Machado |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Unglaub, Tânia Regina da Rocha |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T21:58:42Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T21:58:42Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
249440 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91364 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História. |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta o enfoque dado ao Canto Orfeônico, utilizado como um saber escolarizado nas práticas pedagógicas em vigência em Santa Catarina, notadamente no período do Estado Novo. Foi exigido por meio de decretos e leis que os escolares cantassem musicas nacionalistas em salas de aulas e cerimônias cívicas. Para aplicar e fiscalizar essas medidas legais contou-se com a atuação dos inspetores. Eles representaram os ideais nacionalistas impondo a cultura e tradições brasileiras, durante as visitas escolares. O Inspetor Federal das Escolas Subvencionadas, João dos Santos Areão foi o encarregado de sistematizar e coordenar o Canto Orfeônico. Ele defendia a idéia de que essa música contribuiria para moldar na alma infantil o espírito de civismo. Formou orfeões e compôs algumas canções patrióticas. Para que a escola cumprisse sua missão foi necessária uma formação adequada para habilitar professores nacionalistas a levar o canto e conteúdos patrióticos a todas as regiões do Estado. A música foi utilizada no currículo de formação inicial e continuada de professores, para torná-los aptos a transmitir esse conhecimento. A coleta de informações ocorreu por meio de entrevistas semi-estruturadas de protagonistas que vivenciaram aquele momento e documentos encontrados em arquivos pessoais e nos órgãos oficiais do Estado. Estes dados foram analisados na clave das representações. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
História |
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dc.subject.classification |
Canto orfeonico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
O poder do canto ou canto do poder?: um olhar sobre o uso do canto como prática pedagógica no estado de Santa Catarina num contexto autoritário (1937-1945) |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Cunha, Maria Teresa Santos |
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