Quem se atreveria a lutar contra um exército tão forte e um general como Homero?: Platão, tradição e educação

DSpace Repository

A- A A+

Quem se atreveria a lutar contra um exército tão forte e um general como Homero?: Platão, tradição e educação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dozol, Marlene de Souza pt_BR
dc.contributor.author Silva, Diogo Norberto Mesti da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T21:40:36Z
dc.date.available 2012-10-23T21:40:36Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 251738 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91336
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Se alguém se perguntar o que é clássico em poesia e em filosofia, a resposta se encaminhará para os autores que fundaram esses campos: Homero e Platão. A presente dissertação deseja sustentar, frente ao leitor, que existe uma trama pedagógica que os envolve em questões estéticas e filosóficas tais como: a narrativa poética é capaz de deleitar (o que é aceito por todos), mas em que medida ela é capaz de instruir os meninos gregos com seus pensamentos? Ou, por uma marca oposta, a filosofia é capaz de instruir, mas em que medida ela também deleita? Acreditamos que esta tensão entre deleitar e ensinar é intrínseca à própria mímesis. Esta parece causar prazer ao mesmo tempo em que gera conhecimentos. Resta saber como os autores acima participam da arte imitativa grega. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação - pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Tradição pt_BR
dc.subject.classification Musica pt_BR
dc.title Quem se atreveria a lutar contra um exército tão forte e um general como Homero?: Platão, tradição e educação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
251738.pdf 308.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar