dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Dozol, Marlene de Souza |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Diogo Norberto Mesti da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T21:40:36Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T21:40:36Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
251738 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91336 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Se alguém se perguntar o que é clássico em poesia e em filosofia, a resposta se encaminhará para os autores que fundaram esses campos: Homero e Platão. A presente dissertação deseja sustentar, frente ao leitor, que existe uma trama pedagógica que os envolve em questões estéticas e filosóficas tais como: a narrativa poética é capaz de deleitar (o que é aceito por todos), mas em que medida ela é capaz de instruir os meninos gregos com seus pensamentos? Ou, por uma marca oposta, a filosofia é capaz de instruir, mas em que medida ela também deleita? Acreditamos que esta tensão entre deleitar e ensinar é intrínseca à própria mímesis. Esta parece causar prazer ao mesmo tempo em que gera conhecimentos. Resta saber como os autores acima participam da arte imitativa grega. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Filosofia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tradição |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Musica |
pt_BR |
dc.title |
Quem se atreveria a lutar contra um exército tão forte e um general como Homero?: Platão, tradição e educação |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |