A participação das crianças nos websites das escolas municipais de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

A participação das crianças nos websites das escolas municipais de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Girardello, Gilka Elvira Ponzi pt_BR
dc.contributor.author Kreuch, Rosane Maria pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T19:49:19Z
dc.date.available 2012-10-23T19:49:19Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 255037 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91202
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O trabalho procura compreender a relação das crianças com o site institucional da própria Escola, relação essa entendida como possibilidade de produção de sentidos. Considerando que as crianças são receptores potenciais do site, o foco do estudo é o modo como as crianças atribuem sentido à sua participação na escola, e, mais especificamente, no site ali produzido. O trabalho incluiu uma pesquisa de recepção realizada com crianças de quarta e de quinta série de uma escola pública municipal de Florianópolis/SC. Foram usados questionários, discussões em grupos focais com as crianças, além de entrevistas com profissionais e exestudantes que participaram da produção do site. A partir dos depoimentos das crianças, ficou claro que a participação ainda é, na maioria das situações, tutelada e didatizada. No caso da participação no site, as crianças atribuem importância ao sentimento de pertencimento, por um lado, e, por outro, questionam seu endereçamento e interatividade. Com essa atenção ao sentido que as próprias crianças dão à sua participação na produção midiática, a pesquisa procura contribuir para a discussão acerca da relevância de se inserirem aspectos da mídia educação no contexto escolar, como coadjuvantes no processo de formação de pessoas capazes tanto de fazer uma leitura crítica das mídias quanto de participarem ativamente da sua produção. pt_BR
dc.format.extent 260 f.| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Escolas publicas pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Participação estudantil na educação pt_BR
dc.subject.classification Sites da Web pt_BR
dc.subject.classification Mídia digital pt_BR
dc.title A participação das crianças nos websites das escolas municipais de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
255037.pdf 13.30Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar