dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Marcon, Antonio Fortunato |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Corrêa, Juliana Francisca |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T19:29:38Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T19:29:38Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
258868 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91172 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação apresenta os resultados de um estudo laboratorial de três amostras de solo expansivo coletadas na Rodovia SC-422, implantada com revestimento primário. Esta rodovia é uma importante rota que liga a cidade de Rio Negrinho à Vila Volta Grande em Santa Catarina, cuja falta de pavimento inibe o desenvolvimento da Vila Volta Grande e região. Os objetivos principais do estudo foram determinar teores de cal para minimizar a expansão e as conseqüentes melhorias das características dos solos, possibilitando seu emprego como camadas de pavimentos rodoviários. As características das amostras de solo e da cal utilizada para mistura foram estudadas através dos ensaios: Limites de Atterberg; granulometria; compactação; ISC; ensaios da metodologia de classificação MCT; ensaio triaxial dinâmico de cargas repetidas; ensaio de difração por raio-X; e análise química das amostras e da cal. Verificou-se o tempo de reação solo-cal por meio do ensaio de LP, provando que as reações de troca de bases são imediatas. Determinaram-se os teores adequados de cal para minimizar a expansão das amostras através dos métodos do Lime Fixation Point (LFP), pH e método das Pastilhas MCT. Este último apresentou teores de cal mais baixos que os outros dois. A adição de teores de cal de 3%, 2% e 3% respectivamente para as amostras AM-01, AM-02 e AM-03 provocou: a aglutinação das partículas mais finas, pequena redução do peso específico aparente seco ( dmáx) e aumento na umidade ótima (wót); e minimizaram a expansão dos solos independentemente da energia de compactação aplicada. Foram também detectados: incrementos nos valores de ISC efetuados 14 dias após a moldagem; pequenos aumentos da resistência à compressão simples em ensaios efetuados até 28 dias depois da moldagem; e aumentos significativos dos módulos resilientes dos solos. Verificou-se através do ensaio da metodologia de classificação MCT e Perda de Massa por imersão que a adição de cal nas amostras tornou-as de comportamento laterítico. Através da análise mecanicista, concluiu-se que pequenas quantidades de cal adicionadas aos solos estudados aumentam a vida de fadiga de pavimentos asfálticos. |
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dc.format.extent |
xxi, 131 f.| il., tabs., grafs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia civil |
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dc.subject.classification |
Solos tropicais |
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dc.subject.classification |
Propriedades mecanicas |
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dc.subject.classification |
Cal |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pavimentos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rodovias |
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dc.title |
Avaliação das melhorias das propriedades físicas e mecânicas de solos originados de rochas sedimentares pela adição de cal para fins de pavimentação |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Triches, Glicerio |
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