Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

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Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Francisco das Chagas de pt_BR
dc.contributor.author Flausino, Rosivaldo da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T17:11:16Z
dc.date.available 2012-10-23T17:11:16Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008 pt_BR
dc.identifier.other 252692 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Estudo das representações de professores de Artes Visuais da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, atuantes no Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), sobre o ensino de Arte Contemporânea. Busca compreender como estes professores representam socialmente o ensino da produção plástica de nossos dias nas escolas em que atuam, considerando também as condições institucionais, materiais e de ambiente físico fornecidas pela rede mantenedora. Para atingir esse objetivo foram investigados os seguintes aspectos: o que o professor pensa sobre a forma como a Disciplina de Artes está inserida no currículo do ensino fundamental; que fatores são levados em consideração no momento de seleção dos temas a serem trabalhados; o que motiva o professor na seleção desses; se o professor acredita que esses temas e conteúdos provocam alguma modificação nos alunos; se o professor insere, no seu planejamento, visitas a espaços de exposição; o que esse professor pensa sobre a produção plástica contemporânea; e se pensa que essa produção pode contribuir para o Ensino de Arte. Esses dados foram coletados junto aos docentes a partir de visitas às escolas, anotações sobre os ambientes observados e entrevistas semi-estruturadas. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Fernando Lefévre e Ana Maria Lefévre, além de adequações que se fizeram necessárias na utilização da técnica. Na análise e identificação das representações manifestas no DSC aportou-se à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici, às teorias processualista, de Norbert Elias, e do construcionismo social, proposto por Peter L. Berger e Thomas Luckmann. No âmbito de atuação dos professores pesquisados, o ensino de arte, assim como a educação, passa por um momento difícil em sua realização plena, sofrendo com o pouco apoio de meios materiais e físicos, assim como o baixo apoio no âmbito institucional. No contexto estudado, a arte contemporânea é representada como difícil, embora seja dito que ela possa contribuir sobremaneira com o ensino de arte; contudo, é necessária uma estrutura institucional diferente da que está disposta na atualidade para que o trabalho seja realizado a contento. pt_BR
dc.format.extent 264 f.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Arte contemporanea pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Artes pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Representações sociais pt_BR
dc.title Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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