dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Souza, Francisco das Chagas de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Flausino, Rosivaldo da Silva |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T17:11:16Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T17:11:16Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
252692 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90960 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Estudo das representações de professores de Artes Visuais da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, atuantes no Ensino Fundamental (5ª a 8ª série), sobre o ensino de Arte Contemporânea. Busca compreender como estes professores representam socialmente o ensino da produção plástica de nossos dias nas escolas em que atuam, considerando também as condições institucionais, materiais e de ambiente físico fornecidas pela rede mantenedora. Para atingir esse objetivo foram investigados os seguintes aspectos: o que o professor pensa sobre a forma como a Disciplina de Artes está inserida no currículo do ensino fundamental; que fatores são levados em consideração no momento de seleção dos temas a serem trabalhados; o que motiva o professor na seleção desses; se o professor acredita que esses temas e conteúdos provocam alguma modificação nos alunos; se o professor insere, no seu planejamento, visitas a espaços de exposição; o que esse professor pensa sobre a produção plástica contemporânea; e se pensa que essa produção pode contribuir para o Ensino de Arte. Esses dados foram coletados junto aos docentes a partir de visitas às escolas, anotações sobre os ambientes observados e entrevistas semi-estruturadas. Para o tratamento dos dados foi utilizada a técnica de construção do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Fernando Lefévre e Ana Maria Lefévre, além de adequações que se fizeram necessárias na utilização da técnica. Na análise e identificação das representações manifestas no DSC aportou-se à Teoria das Representações Sociais, formulada por Serge Moscovici, às teorias processualista, de Norbert Elias, e do construcionismo social, proposto por Peter L. Berger e Thomas Luckmann. No âmbito de atuação dos professores pesquisados, o ensino de arte, assim como a educação, passa por um momento difícil em sua realização plena, sofrendo com o pouco apoio de meios materiais e físicos, assim como o baixo apoio no âmbito institucional. No contexto estudado, a arte contemporânea é representada como difícil, embora seja dito que ela possa contribuir sobremaneira com o ensino de arte; contudo, é necessária uma estrutura institucional diferente da que está disposta na atualidade para que o trabalho seja realizado a contento. |
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dc.format.extent |
264 f.| il., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arte contemporanea |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Artes |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
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dc.subject.classification |
Representações sociais |
pt_BR |
dc.title |
Representações sociais sobre o ensino de arte contemporânea: discurso de professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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