dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ern, Edel |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schneider, Marilda Pasqual |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T12:31:11Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T12:31:11Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
246728 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90573 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa trata da reforma curricular dos cursos de formação inicial de professores da educação básica, promulgada pelo Estado brasileiro em 2002 com a homologação de Diretrizes Curriculares Nacionais. Tomando os documentos oficiais referentes ao tema e produzidos pelo MEC/CNE em período recente, investigaram-se os pressupostos norteadores da organização curricular consignados no conjunto de Diretrizes Nacionais, verificando relações e contradições entre o instituído legalmente e o campo da prática pedagógica, tomado, no contexto desta investigação, como espaço de produção de projetos pedagógicos, em âmbito institucional-local. Nas análises efetuadas sobre as Diretrizes considerou-se as noções de inovação, flexibilização e integração curriculares como pressupostos norteadores da organização curricular. Na investigação de Projetos Pedagógicos de cursos de graduação por Instituições de Ensino Superior brasileiras observou-se que o caráter multifacetado das Diretrizes favoreceu espaços para a recontextualização dos pressupostos norteadores da organização curricular no campo da prática pedagógica, evidenciando continuidades e rupturas em relação à constituição da profissionalidade inicialmente propugnada pelo poder central para o professor da educação básica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Ensino de primeiro grau |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Curriculos - |
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dc.subject.classification |
Mudança |
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dc.title |
Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica: das determinaçoes legais às práticas institucionalizadas |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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