Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica: das determinaçoes legais às práticas institucionalizadas

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Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica: das determinaçoes legais às práticas institucionalizadas

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ern, Edel pt_BR
dc.contributor.author Schneider, Marilda Pasqual pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T12:31:11Z
dc.date.available 2012-10-23T12:31:11Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246728 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90573
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa trata da reforma curricular dos cursos de formação inicial de professores da educação básica, promulgada pelo Estado brasileiro em 2002 com a homologação de Diretrizes Curriculares Nacionais. Tomando os documentos oficiais referentes ao tema e produzidos pelo MEC/CNE em período recente, investigaram-se os pressupostos norteadores da organização curricular consignados no conjunto de Diretrizes Nacionais, verificando relações e contradições entre o instituído legalmente e o campo da prática pedagógica, tomado, no contexto desta investigação, como espaço de produção de projetos pedagógicos, em âmbito institucional-local. Nas análises efetuadas sobre as Diretrizes considerou-se as noções de inovação, flexibilização e integração curriculares como pressupostos norteadores da organização curricular. Na investigação de Projetos Pedagógicos de cursos de graduação por Instituições de Ensino Superior brasileiras observou-se que o caráter multifacetado das Diretrizes favoreceu espaços para a recontextualização dos pressupostos norteadores da organização curricular no campo da prática pedagógica, evidenciando continuidades e rupturas em relação à constituição da profissionalidade inicialmente propugnada pelo poder central para o professor da educação básica. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino de primeiro grau pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Curriculos - pt_BR
dc.subject.classification Mudança pt_BR
dc.title Diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores da educação básica: das determinaçoes legais às práticas institucionalizadas pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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