dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Durand, Olga Celestina da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Callegaro, Carlos Augusto |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T12:24:00Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T12:24:00Z |
|
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
242119 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90561 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho analisa os grupos culturais juvenis como espaço de formação dos jovens e as possibilidades de suas autorias como elementos importantes na constituição de uma cultura da escola. Por meio de questionários e entrevistas organizou-se um diálogo com jovens e professores da escola, onde foi possível, com o escutar de suas falas, conhecer as características socioculturais destes jovens, seus pertencimentos a grupos, bem como, o significado que estes atribuem a escola. A pesquisa permitiu refletir sobre as vivências e as percepções juvenis sobre a sua condição e como são reconhecidos pelos professores da escola. Também, foi possível aprofundar uma compreensão sobre as situações de autorias vividas pelos jovens, sempre em torno de algumas categorias, como a sociabilidade, solidariedade e reconhecimento. A pesquisa possibilitou perceber que estes jovens, que emergem no cotidiano escolar e que se associam em grupos culturais juvenis, organizados de várias maneiras e em vários espaços, quando vistos, reconhecidos e respeitados, trazem elementos para dialogar com os diversos autores da vida escolar, construindo, dessa forma, suas autorias e conhecimentos que podem colaborar na constituição de uma nova cultura da escola. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Jovens |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos sociais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sociabilidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas |
pt_BR |
dc.title |
Juventude(s) e escola: suas culturas em diálogo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |