Atividades experimentais e informatizadas

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Atividades experimentais e informatizadas

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves Filho, Jose de Pinho pt_BR
dc.contributor.author Paz, Alfredo Müllen da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T10:57:44Z
dc.date.available 2012-10-23T10:57:44Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246714 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90462
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca um modelo de ensino-aprendizagem que contemple as atividades experimentais aliadas aos recursos informatizados no ensino de Eletromagnetismo. Constatamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Eletromagnetismo se concentram no entendimento das interações e comportamento das variáveis eletromagnéticas no espaço tridimensional, no artifício da simplificação matemática neste espaço e nas próprias operações matemáticas. Adotamos a hipótese que essas dificuldades se traduzem como obstáculos, na concepção de Bachelard, para o aprendizado dos conceitos de Eletromagnetismo. Estabelecendo uma relação entre o processo epistemológico específico da produção desses conceitos e o processo pedagógico próprio ocorrente na situação de Ensino de Física, propomos um modelo de ensino-aprendizagem mais adequado em Eletromagnetismo com base em uma Transposição Didática com uma abordagem seqüencial. Assim elaboramos e aplicamos uma seqüência didática de atividades experimentais, fortalecida por atividades simuladas complementares as mesmas, contemplando as aplicações tecnológicas e as relações cotidianas vivenciais dos alunos de Ensino Médio. Assim, utilizando-se este modelo, verificamos que o trânsito entre os planos tridimensionais e bidimensionais nas atividades seqüenciais, assim como o tratamento das relações matemáticas entre as grandezas a partir das atividades virtuais, foram responsáveis pela superação dos obstáculos de aprendizagem dos conceitos de Eletromagnetismo, validando nossa tese. The present work search a teaching-learning model that contemplates the allied experimental activities to the resources computerized in the teaching of Electromagnetism. We verified that the difficulties of learning of the contents of Electromagnetism concentrate on the understanding of the interactions and behavior of the variables of electromagnetism in the three-dimensional space, in the artifice of the mathematical simplification in this space and in the own mathematical operations. We adopted the hypothesis that those difficulties are translated as obstacles, in the conception of Bachelard, for the learning of the concepts of Electromagnetism. Establishing a relationship between the process specific epistemológico of the production of those concepts and the process own pedagogic that happens in the situation of Teaching of Physics, we propose a more appropriate teaching-learning model in Electromagnetism with base in a Didactic Conversion with an approach in sequence. We elaborated like this and we applied a didactic sequence of experimental activities, strengthened by complemental activities the same ones, contemplating the technological applications and the daily relationships lives of the students of Medium Teaching. Like this, being used this model, we verified that the traffic between the three-dimensional plans and two dimensions in the activities sequences, as well as the treatment of the mathematical relationships among the greatness starting from the virtual activities, they were responsible for the to overcome of the obstacles of learning of the concepts of Electromagnetism, validating our thesis. pt_BR
dc.format.extent 228 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Eletromagnetismo pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Segundo grau) pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Simulação (Computadores) pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title Atividades experimentais e informatizadas pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
246714.pdf 4.802Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar