dc.description.abstract |
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos de uma pesquisa realizada durante as obras de implantação da rodovia SC-469, entre as localidades de Campo Erê e Saltinho, oeste de Santa Catarina. A pesquisa consistiu no monitoramento e avaliação de desempenho de oito pistas experimentais construídas no referido trecho, cujas estruturas de pavimento consistiam em base granular e revestimento asfáltico delgado. Utilizou-se dois tipos de subleito: solo argiloso residual de basalto, compactado nas energias Proctor normal e intermediário, e aterro em rocha. Na camada de base, utilizaram-se dois tipos de materiais: brita graduada e macadame seco. Para a regularização do macadame, aplicaram-se duas técnicas distintas: utilização de massa fina de concreto asfáltico ou uma camada granular denominada crushed surfacing top course. Durante o processo de construção das pistas, fez-se o controle deflectométrico com viga Benkelman, medindo-se bacias deflectométricas em todas as camadas executadas. Foram coletadas amostras de solo e de brita graduada para a realização de ensaios triaxiais dinâmicos e amostras de concreto asfáltico para a realização de ensaios de compressão diametral. Ao final da construção, realizaram-se medidas deflectométricas com o FWD e verificou-se o índice longitudinal de irregularidade (IRI) das pistas com o uso de perfilômetro a laser. Realizou-se também o acompanhamento da evolução das deflexões com viga Benkelman, com medições à 0, 1, 6, 18 e 27 meses após a construção. No segundo ano após a abertura foram feitas novas medidas de IRI. Com base nos resultados obtidos, pôde-se concluir que as estruturas executadas apresentaram comportamento adequado para o uso em rodovias de baixo volume de tráfego. The aim of this work is to show the results obtained at a research conducted during the implementation works of the highway SC-469, between the cities of Campo Erê and Saltinho. The research consisted in the monitoring and evaluation of eight experimental sections built in the highway , whose pavement structures was composed of granular base layer and asphalt layer. Two kinds of subgrade were utilized: detonated rock and cohesive soil, compacted at the energies of normal and intermediary Proctor. Two different materials were used for the base layer: crushed stone and dry macadam. For the leveling of the macadam base, two distinguished Techniques were applied: a thin asphalt layer with small agreggates and a thin granular layer denominated crushed surfacing top course. During the construction process, it was performed the deflection control with Benkelman beam, with the measure of deflection basins in all executed layers. Subgrade soil and crushed stone samples were collected for triaxial testing. Asphaltic concrete samples were also colected for diametric compression testing. After traffic opening, Falling Weight Deflectometer (FWD) and International Roughness Index (IRI) surveys were conducted. Deflection measures with Benkelman Beam were conducted at 1, 6, 18 and 27 months after traffic opening. Also, a new IRI survey was conducted at the second year after traffic opening. Based on the data collected and evaluated, it was possible to conclude that the constructed sections presented a satisfactory behaviour for low traffic highways. |
pt_BR |