dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carvalho, Diana Carvalho de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Sganderla, Ana Paola |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T06:48:52Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T06:48:52Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
247161 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90168 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa analisou como as idéias de Lourenço Filho referentes à Psicologia cientifica e materializadas no Teste ABC, contribuíram na constituição do campo educacional brasileiro, especialmente em relação à formação de professores e à organização da prática escolar. Para tanto, utilizamos o conceito de campo social de Pierre Bourdieu como fundamento para a análise da constituição do campo educacional brasileiro, bem como a contribuição dos diferentes campos científicos que nele intervieram, especialmente a Psicologia. Para a discussão do campo educacional brasileiro do inicio do século XX, optamos por considerar as instituições, os agentes, as práticas e os produtos que compõem esse campo. Destacamos Lourenço Filho como um agente central na constituição deste campo e na construção do campo cientifico da Psicologia. E entre suas produções debateremos os Testes ABC Para Verificação da Maturidade Necessária à Aprendizagem da Leitura e Escrita de Lourenço Filho (1934) que foram amplamente utilizados nas escolas públicas brasileiras para selecionar e classificar as crianças quanto a maturidade para a alfabetização, tendo em vista uma questão prática da educação: o elevado nível de repetência dos estudantes nos primeiros anos. Em Santa Catarina, no inicio século XX, os Testes ABC foram a única bibliografia comum na biblioteca de duas escolas de orientações teóricas e ideológicas distintas: o Instituto de Educação de Florianópolis, reduto dos renovadores liberais que veiculavam os conhecimentos da escola nova e o Colégio Coração de Jesus, escola de orientação católica. Os Testes ABC se afirmam como um importante produto do campo educacional, aceito por educadores de diferentes perspectivas teóricas e que representa um instrumento cientifico de organização da pratica pedagógica. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A psicologia na constituição do campo educacional brasileiro: a defesa de uma base científica da organização escolar |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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