Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso

DSpace Repository

A- A A+

Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Sales, Márcia Barros de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T06:06:32Z
dc.date.available 2012-10-23T06:06:32Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246636 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90095
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnoloógico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares. O objetivo principal da tese foi desenvolver um modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso, para valorizá-lo e promover seu potencial como agente facilitador da aprendizagem de outros idosos. Trabalhou-se com a aprendizagem por pares para facilitar a comunicação entre idosos, devido à semelhança de linguagem, ritmo e história de vida e segurança no desenvolvimento de atividades com pessoas de mesma faixa etária. O modelo proposto se apóia em quatro processos seqüenciais: abordagem educacional, metodologia de ensino, objetivos e conteúdo. A abordagem educacional do modelo proposto é influenciada pela teoria de Paulo Freire e pelos pressupostos da andragogia alicerçados na interação, afetividade, necessidades e interesses e experiência. A metodologia de pesquisa segue a da pesquisa-ação. O modelo foi aplicado e avaliado com a participação de 66 idosos (nove homens e 57 mulheres) com idade média de 64 anos, todos alfabetizados, 18 deles atuando efetivamente como multiplicadores. Observou-se o processo usando a técnica empírica de oficinas de interação, escolhida por exigir a participação direta dos envolvidos em interação real. O modelo multiplicador aqui desenvolvido com foco na informática é aplicável para aprendizagem por pares que envolvam idosos em outras áreas do conhecimento e em qualquer contexto, como comprovam os resultados, ratificados pelos participantes por meio de entrevistas, questionários e observações durante a execução do projeto. pt_BR
dc.format.extent 138 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Idosos pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Inclusão digital pt_BR
dc.subject.classification Inclusão social pt_BR
dc.title Modelo multiplicador utilizando a aprendizagem por pares focado no idoso pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
246636.pdf 907.1Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar