As sociedades indígenas no entrecruzamento do prescrito e do vivido na cultura escolar

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As sociedades indígenas no entrecruzamento do prescrito e do vivido na cultura escolar

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Dias, Maria de Fatima Sabino pt_BR
dc.contributor.author Santiago, Léia Adriana da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T05:30:22Z
dc.date.available 2012-10-23T05:30:22Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 241759 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90046
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objeto de reflexão o livro didático e as práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos, os preconceitos, a visão etnocêntrica, as imagens, e os conteúdos que são veiculados sobre a temática indígena na cultura escolar, ou seja, quais representações e significados são veiculados nos livros didáticos e nas práticas dos professores, no sentido de perceber se estas questões levantadas contribuem para a ressignificação de um ensino de História que estimule a formação de uma consciência histórica e cidadã. Para a realização desta pesquisa, foram selecionados textos e imagens iconográficas contidos nos livros didáticos História com Reflexão para 3ª e 4ª séries, por terem sidos analisados e recomendados sem restrição pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Foram realizadas ainda, em 2006, entrevistas com professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis que fizeram uso dos livros didáticos, para perceber os sentidos que são dados por estes docentes em sala de aula. Esta pesquisa se conclui com a constatação de que o que é veiculado na cultura escolar a respeito da temática indígena, ainda necessita de ser melhor conhecido para que, efetivamente, haja uma superação das desigualdades afim de que se reconheça a verdadeira diversidade cultural existente no Brasil. pt_BR
dc.format.extent 145 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.subject.classification Livros didaticos pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.subject.classification Indios pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Primeiro grau) pt_BR
dc.title As sociedades indígenas no entrecruzamento do prescrito e do vivido na cultura escolar pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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