dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Quinteiro, Jucirema |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Flores, Celia Lucia Baptista |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T05:05:06Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T05:05:06Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
262742 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90001 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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dc.description.abstract |
Partindo de pesquisa bibliográfica e de pesquisa empírica, esta dissertação tem como principais objetivos perceber a relação das crianças com os museus compreendendo que conceitos possuem sobre eles; refletir sobre o papel destes espaços na formação pessoal das crianças; bem como levantar possíveis encaminhamentos para políticas de acesso aos museus. Entendendo que o direito à cultura (compreendendo o conhecimento nas suas várias dimensões como formação cultural) é essencial ao homem em seu processo de humanização, essa produção recorta os espaços denominados MUSEUS como sendo também lócus de acesso aos bens culturais. Através desta pesquisa, busca-se trazer à tona discussões sobre educação e cultura ,a formação da criança e tem como pano de fundo a discussão sobre os direitos da criança. Em pesquisa de campo realizada com crianças de 7 a 10 anos, estudantes da primeira etapa do Ensino Fundamental (1ª a 4ª séries) de uma escola particular da zona norte do Rio de Janeiro, realiza-se a investigação sobre a forma como eles efetivamente têm acesso a estes espaços e ganha corpo a discussão sobre a relação entre educação formal e a formação cultural das pessoas, sublinhando a experiência das crianças nos museus como significativa fonte de ampliação de seu repertório cultural. A pesquisa, a princípio realizada na escola como local em que se encontraria a coletividade das crianças, ganha novos contornos quando emergem as falas das crianças sobre suas experiências em museus. A partir dos relatos trazidos, as crianças falam fortemente da relação por elas vivida entre museu e aprendizagem e, ainda, apontam seu acesso aos museus via escola. |
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dc.format.extent |
132 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Educação infantil |
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dc.subject.classification |
Direito a educacao |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cultura |
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dc.subject.classification |
Museus - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aspectos educacionais |
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dc.title |
O que as crianças falam sobre o museu... |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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