A mídia externa e o ambiente construído na paisagem urbana: um estudo de caso

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A mídia externa e o ambiente construído na paisagem urbana: um estudo de caso

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Elson Manoel pt_BR
dc.contributor.author Casarin, Vanessa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T03:42:19Z
dc.date.available 2012-10-23T03:42:19Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 245564 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89883
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho aborda as relações entre o uso excessivo da mídia externa, especialmente a utilizada nas fachadas de edifícios de comércio, e a paisagem urbana, considerando que o uso excessivo desse tipo de anúncios contribui para a poluição visual na paisagem. O recobrimento das fachadas das edificações por anúncios publicitários faz que tudo se pareça, prejudica a legibilidade da paisagem e encobre elementos referenciais da cidade dificultando o processo de orientação do cidadão. A questão é contribuir com aportes teóricos que possam estabelecer formas de melhorar a qualidade visual da paisagem urbana, e aprimorar o conhecimento na área através da integração de conceitos referentes à mídia externa e o ambiente construído para o desenvolvimento, tanto uma de uma legislação eficaz quanto de projetos integrados de comunicação visual e arquitetura, elaborados por equipes multidisciplinares, os quais poderiam amenizar a poluição visual do cenário urbano atual, qualificando o espaço público. Deste modo, o trabalho analisa a relação entre a mídia externa e o ambiente construído, especialmente fachadas de edificações comerciais, a partir do estudo da Rua Do Acampamento em Santa Maria/RS, através da percepção de seus usuários. Buscou-se assim, analisar os elementos que estruturam a identidade da Rua Do Acampamento; os elementos que auxiliam a orientação dos usuários da rua; analisar como os usuários se sentem em relação ao espaço estudado e verificar o espectro de opiniões dos usuários acerca da mídia externa utilizada nas fachadas das edificações e, se esta constitui ou não um elemento gerador de poluição visual no local. Observou-se que os usuários do local percebem o excesso de anúncios como um ponto negativo na Rua Do Acampamento, mas esse não constitui um fator preponderante para os usuários sentirem aversão a rua, pois eles tendem a não perceber os anúncios no cotidiano, como um mecanismo de proteção em ambientes com excesso de estímulo, porém, uma parcela significativa dos entrevistados respondeu não gostar da rua por causa da poluição visual, causada não apenas pelos anúncios mas por diversos outros fatores. Verificou-se a necessidade de planejamento, normatização e fiscalização da atividade comercial principalmente no que tange a mídia externa e o ambiente construído. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura pt_BR
dc.subject.classification Paisagem Urbana pt_BR
dc.subject.classification Midia (Publicidade) pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Espaços públicos pt_BR
dc.subject.classification Poluiçao visual pt_BR
dc.title A mídia externa e o ambiente construído na paisagem urbana: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Santiago, Alina Gonçalves pt_BR


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