Formação de professores em educação a distância: as lições do curso UNIVIMA/UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Formação de professores em educação a distância: as lições do curso UNIVIMA/UFSC

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Catapan, Araci Hack pt_BR
dc.contributor.author Gularte, Delmar dos Santos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T01:31:31Z
dc.date.available 2012-10-23T01:31:31Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 244258 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89683
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação é um estudo instrumental sobre o curso #Formação em Educação a Distância#, uma parceria da Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC - e da Universidade Virtual do Estado do Maranhão # UNIVIMA # que capacitou 404 professores da rede pública maranhense - praticamente todos de nível superior - para trabalhar com EaD. Um curso sobre educação a distância concebido na própria modalidade. O estudo de caráter quantitativo e qualitativo utilizou as avaliações subjetivas realizadas pelos educandos no ambiente virtual, assim como a pesquisa que mensurou suas opiniões sobre os elementos principais do curso: o material didático, o próprio ambiente virtual, as videoconferências, a tutoria, a coordenação e a estrutura dos pólos da UNIVIMA, o curso em sua totalidade e o sesempenho de cada educando como estudante a distância. A coleta, a análise, a descrição e a interpretação dos dados seguiram os princípios da técnica de avaliação de conteúdo. O processo foi orientado pelo objetivo que norteou a investigação: a sugestão de mudanças que possam aprimorar ações futuras em EaD direcionadas aos docentes de nível superior. Para se conseguir maior objetividade dos indicadores na avaliação subjetiva, se procurou valorizar as declarações mais recorrentes. Assim, os dados quantitativos se complementaram por explicações que foram além do simplesmente numérico e abrangeram questões referentes a valores, percepções, motivações e intenções. A contribuição do trabalho para sua área de concentração, não se limita à elaboração de estratégias direcionadas a uma instituição apenas. A confiabilidade dos resultados advém da observação direta e da análise mais qualitativa do processo que considerou principalmente as atitudes na utilização da tecnologia, a eficácia das exposições do professor e o nível das discussões, a quantidade e a qualidade das interações, a apresentação do conteúdo, as atividades, a estrutura de suporte, o envolvimento dos próprios estudantes com o curso e a contribuição do corpo docente. A conclusão apresenta sugestões para o aperfeiçoamento do sistema, ao confrontar os dados obtidos e os pressupostos teóricos. Com este trabalho, espera-se atender a uma demanda cada vez maior de formação de profissionais qualificados para implantar novas formas de educação. pt_BR
dc.format.extent 194 f.| ils., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.title Formação de professores em educação a distância: as lições do curso UNIVIMA/UFSC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
244258.pdf 1.212Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar