A importância da informação do produto farmacêutico na linha de frente do comércio varejista: valor da informação e percepção

DSpace Repository

A- A A+

A importância da informação do produto farmacêutico na linha de frente do comércio varejista: valor da informação e percepção

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Matos, Alexandre Souza pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T01:08:54Z
dc.date.available 2012-10-23T01:08:54Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 245791 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89654
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo aferir a importância da informação do produto na percepção do balconista que atua na linha de frente do segmento varejista farmacêutico. Para tal estudo, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os aspectos conceituais de temas como ergonomia, ergonomia de produto e cognitiva. Em seguida, foram enfatizadas a importância da percepção, comunicação e a percepção na linha de frente da organização em estudo, de forma clara e simples. Abordou-se também o processo de informação e seu valor, o sistema fundamentado, seus elementos e perspectivas para organização em redes. Enfatizou-se o conhecimento nas organizações por meio do conhecimento tácito e explícito. Na seqüência, foram estabelecidas as bases metodológicas para investigar a informação do produto por um método quantitativo, estabelecida uma coleta de dados por meio do questionário e observação participante, que descreveram os grupos organizados de forma estratificada e definidos como farmácias de supermercados, redes de farmácias e farmácias independentes. Os resultados foram obtidos através da análise dos dados coletados, que descreveram a apresentação da informação, o valor da informação, a percepção do agente e o sistema em estudo. pt_BR
dc.format.extent 76 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Comercio varejista pt_BR
dc.subject.classification Balconistas pt_BR
dc.subject.classification Percepção pt_BR
dc.title A importância da informação do produto farmacêutico na linha de frente do comércio varejista: valor da informação e percepção pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
245791.pdf 727.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar