dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Vaz, Alexandre Fernandez |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Momm, Caroline Machado |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T19:44:31Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T19:44:31Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
228559 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89351 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A partir do entrecruzamento dos conceitos infância/experiência na obra do frankfurtiano Walter Benjamin procuramos investigar/compreender as noções de infância e sua educação no debate contemporâneo. Investigamos em sua obra como a infância se torna um território entre a memória pessoal e a narrativa histórica, fronteira entre o lembrar e o esquecer. Atemo-nos a conceitos-chave da obra de Benjamin, como experiência, narração e mimesis, verificando como se materializam no que ele escreve sobre a infância e seus objetos (brinquedos e livros) e como apresenta as rememorações de sua meninice. Recorremos, sempre que necessário, a dois interlocutores de Benjamin, Theodor W. Adorno e Hannah Arendt, que também se dedicaram ao tema da infância e suas vicissitudes contemporâneas. Ao final, tecemos algumas considerações sobre a autoridade e a escolarização, tendo como referência tanto a crise da primeira quanto as reminiscências sombrias de Benjamin, bem como as considerações políticas de Arendt. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Civilização moderna |
pt_BR |
dc.title |
Entre memória e história: estudos sobre a infância em Walter Benjamin |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |