dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carvalho, Diana Carvalho de |
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dc.contributor.author |
Piccolli, Josiana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T18:53:26Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T18:53:26Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
238528 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89272 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. |
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dc.description.abstract |
O objetivo precípuo desta pesquisa - focada na tríade criança, brinquedo e educação - é a análise do processo de mercadorização do brinquedo, tendo em vista suas implicações para a educação da criança na contemporaneidade. Para tanto, inicialmente foi realizada uma revisão de literatura, como forma de perceber o modo pelo qual o brinquedo vem sendo discutido/pesquisado por outros(as) autores(as). A seguir, procedeu-se a uma investigação empírica numa indústria de brinquedos - foram entrevistados cinco funcionários e coletaram-se os dados descritos em 81 embalagens de brinquedos qualificados como educativos - verificando como se dá o processo de concepção, produção e comercialização desses objetos e quais as relações que a indústria estabelece com as questões educativas e/ou pedagógicas relativas à infância. Nesse percurso também foram realizadas mais duas entrevistas: uma com a presidente de uma Associação de Brinquedotecas - entidade que fornece o selo de certificação dos atributos educativos dos brinquedos produzidos pela indústria investigada - e outra com um artesão produtor de brinquedos. A partir da investigação realizada e tendo como aporte teórico-metodológico a perspectiva marxiana e a da psicologia histórico-cultural, verificou-se que a centralidade ocupada pela mercadoria brinquedo na ótica da sociedade capitalista tem colocado em xeque importantes aspectos concernentes à atividade de brincar da criança. Paralelamente à supervalorização de tal objeto, tem-se uma depreciação ou descaracterização da criança, da infância e da atividade de brincar. Também foi possível constatar o falacioso caráter educativo e/ou pedagógico atribuído ao brinquedo, e, complementarmente, que a educação é considerada um nicho de mercado por parte da indústria. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Educação infantil |
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dc.subject.classification |
Brinquedos |
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dc.subject.classification |
Brincadeiras |
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dc.title |
O processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infância |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Bianchetti, Lucídio |
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