Caracterização dos agentes do mercado atacadista na Ceasa/SC: unidade de São José

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Caracterização dos agentes do mercado atacadista na Ceasa/SC: unidade de São José

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Karam, Karen Follador pt_BR
dc.contributor.author Henkes, Jairo Afonso pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T15:20:34Z
dc.date.available 2012-10-22T15:20:34Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 232847 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88960
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo principal, identificar e caracterizar os agentes de mercado da Ceasa/SJ, bem como conhecer e analisar as relações entre eles. A pesquisa de campo foi realizada na unidade de São José da Ceasa/SC, a qual atende a demanda por produtos hortifrutigranjeiros da região da grande Florianópolis. Para tanto se realizou uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, no período de novembro de 2005 a janeiro de 2006, utilizando como instrumento de investigação uma entrevista semi-estruturada. A definição dos entrevistados da pesquisa teve origem no Cadastro Geral de Usuários da Ceasa/SC, atualizado no segundo semestre de 2005, contabilizando 679 agentes de mercado. Estes foram estratificados em três categorias, sendo entrevistados um total de cinqüenta e nove agentes de mercado, sendo: seis atacadistas, doze agricultores comerciantes e quarenta e um agricultores. Os resultados da pesquisa permitiram identificar o perfil dos agentes de mercado: atacadista, agricultor comerciante e agricultor, sua condição enquanto produtor ou comerciante, caracterização da produção, da comercialização e sua participação no mercado atacadista de hortifrutigranjeiros na Ceasa/SJ. Procurou-se identificar também os canais de comercialização e as estratégias utilizadas pelos agentes de mercado, as relações existentes entre os atores, identificando os principais interlocutores na comercialização e formas de negociações destes agentes. Verificaram-se também os volumes negociados, faturamento, grau de satisfação e entendimento do mercado, especialmente da sistemática de formação de preços e as perspectivas em relação a este espaço de mercado e seu futuro. Constatou-se que todos os agentes entrevistados ampliaram a renda familiar com as atividades comerciais na Ceasa/SJ e pretendem continuar operando na mesma. A análise dos resultados revelou que a Ceasa/SJ tem se mostrado um espaço diferenciado para a comercialização da produção dos agricultores usuários da mesma, especialmente por permitir negociação presencial entre agricultores e compradores, responsáveis por 88% dos negócios dos agricultores na central. pt_BR
dc.description.abstract This work aims identifying and characterizing the market agents of Ceasa/SJ, as well as to know and to analyze the relationships between these. The field research was accomplished in the unit of Ceasa/SC- São José, which assists the demand for fruits and greens vegetable products in the region of great Florianópolis. In order to achieve those goals, a research of exploratory and descriptive characteristic took place, from November 2005 to January 2006, using as instrument of investigation a semi-structured interview. The definition of the interviewees of this research came form the General Survey of Users of Ceasa/SC, updated in the second semester of 2005, accounting 679 market agents. These were stratified into three categories: wholesalers, merchant farmer and farmer. A total of fifty nine market agents were interviewed, among them, six wholesalers, twelve merchant farmers and forty one farmers. The results of this research allowed the identification of the 3 market agents' profile (wholesaler, farmer merchant and farmer), their condition while producer or merchant, characterization of the production, the commercialization and their participation in the wholesale market of fruits and green vegetable at Ceasa/SJ. This work also aimed identification the commercialization channels, the strategies used by the market agents, the existing relationships between the actors, identifying the principal speakers and forms of commercialization of these agents. It was also identified the negotiated volumes, revenue, satisfaction degree and understanding of the market, especially of the systematic of prices definition and the perspectives in relation to this market space and its future. It was verified that all agents interviewed enlarged the family income with the commercial activities at Ceasa/SJ and they intend to continue operating in the same way. The analysis of the results revealed that Ceasa/SJ has been showing if a differentiated space for the commercialization of the farmers' users of the Ceasa/SJ, especially for allowing to present negotiation between farmers and buyers, responsible for 88% of the farmers' businesses in the headquarters. en
dc.format.extent 1 v.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Produtos hortigranjeiros pt_BR
dc.subject.classification Comercialização pt_BR
dc.subject.classification Comercio atacadista pt_BR
dc.subject.classification São José (SC) pt_BR
dc.title Caracterização dos agentes do mercado atacadista na Ceasa/SC: unidade de São José pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Cerdan, Claire Marie Thuillier pt_BR
dc.abstract.summary


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