dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pereira, Fernando Oscar Ruttkay |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Atanasio, Veridiana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T14:26:07Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T14:26:07Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
225407 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88863 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Habilidades e conhecimentos sobre o projeto adequado de iluminação natural são reverenciados ao longo da história da arquitetura. As considerações a respeito da luz influenciam todo o processo de projeto e incorporam ambas as considerações conceituais e estéticas tão bem quanto considerações técnicas. Atualmente percebe-se uma má qualidade das condições de iluminação natural em grande parte das edificações. Apesar do avanço em pesquisas e aparatos tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, nota-se que existem barreiras que dificultam a integração destes no projeto arquitetônico de modo satisfatório. Objetiva-se com esta pesquisa desenvolver um ambiente de aprendizagem visando promover a compreensão do aluno sobre o fenômeno da iluminação no que se refere à propagação da luz e as modificações ocorridas ao longo desta que envolvem as principais variáveis arquitetônicas. O desenvolvimento de ambientes virtuais nos últimos anos tem servido para implementar diversos projetos educacionais nas mais variadas áreas. As múltiplas possibilidades oferecidas estão hoje diretamente relacionadas à flexibilidade que caracteriza os programas. Com este método de aprendizagem objetiva-se o entendimento no que concerne às bases dos fenômenos físicos que se referem à iluminação natural possibilitando uma base de conhecimento mais sólida e, conseqüentemente, o melhor aproveitamento da luz natural no projeto arquitetônico. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Iluminação natural |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.title |
Introdução de um modelo analítico do fenômeno da iluminação natural na arquitetura em um ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |