A invisibilidade da mulher negra em Joinville: formação e inserção ocupacional

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A invisibilidade da mulher negra em Joinville: formação e inserção ocupacional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vendramini, Celia Regina pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Vanessa da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T14:02:16Z
dc.date.available 2012-10-22T14:02:16Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 228723 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88821
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho visa analisar as trajetórias e estratégias de inserção ocupacional de mulheres negras que atuam em centros de educação infantil da rede pública de Joinville e em setores da área da saúde, identificando fatores sociais, culturais, políticos e econômicos que influenciam na inserção. A intenção é diagnosticar aspectos preponderantes na inserção em determinadas ocupações da saúde e da educação, articulando questões referentes à gênero, raça, emprego e escolarização, em uma cidade que cultiva tradições germânicas. O trabalho envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo que os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são de cunho qualitativo. Na análise das trajetórias e estratégias de inserção ocupacional, estabelecemos como categorias de análise, além da própria inserção ocupacional/emprego, questões referentes à raça/etnia, gênero e escolarização. Quanto às estratégias, observamos que o concurso público, o aumento da escolaridade e a inserção na área da saúde e da educação, são elementos centrais. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, com sete mulheres negras que atuam em centros de educação infantil do município de Joinville, postos municipais de saúde e uma maternidade estadual. Tanto os centros de educação infantil, quanto os postos de saúde localizam-se em bairros de periferia (Floresta, Itaum, Profipo), com exceção da maternidade, cujo bairro (Bucarein) é próximo ao centro da cidade. Desta forma, pudemos observar que praticamente todas as entrevistadas são de origem pobre, com dificuldades de prosseguirem com sua escolarização por conta de questões econômicas e sociais o que as leva muitas vezes a inserirem-se em cursos de graduação de pouca qualidade, mas com mensalidades mais acessíveis. Das mulheres que não são concursadas, todas anseiam pela oportunidade de ingressar no serviço público via concurso, vendo neste a esperança de estabilidade no emprego. A pesquisa evidenciou que a inserção na educação e na saúde necessariamente não se dá por opção e sim como uma forma de fugir do serviço doméstico e do serviço fabril, além de indicar que todas em algum momento de suas trajetórias foram vítimas de discriminação racial pt_BR
dc.format.extent [150] f.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Mulheres nas profissOes pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sociais pt_BR
dc.subject.classification Aspectos economicos pt_BR
dc.subject.classification Joinvile (SC) pt_BR
dc.subject.classification Negras pt_BR
dc.subject.classification Joinvile (SC) pt_BR
dc.subject.classification Mercado de trabalho - pt_BR
dc.subject.classification Efeito da educacao pt_BR
dc.subject.classification Escolaridade pt_BR
dc.title A invisibilidade da mulher negra em Joinville: formação e inserção ocupacional pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silva, Vânia Beatriz Monteiro da pt_BR


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