Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências

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Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Oliveira, Maurício Pietrocola Pinto de pt_BR
dc.contributor.author Pinheiro, Terezinha de Fatima pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T13:50:17Z
dc.date.available 2012-10-22T13:50:17Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 226926 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88800
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem o objetivo de contribuir para o aprofundamento das reflexões a respeito da relação entre elementos da dimensão cognitiva e da dimensão afetiva e de suas implicações para o processo de ensino e de aprendizagem de ciências. Partindo do pressuposto que a realidade da vida cotidiana é distinta da realidade discutida no âmbito da ciência e da filosofia, utilizamos o conceito de sentimento de realidade, por julgarmos como o mais adequado para a compreensão do modo como os objetos da ciência são incorporados por estudantes do ensino médio. Através de questionário e entrevista semi-estruturada, procuramos investigar então se o realismo metafísico sofre a influência da educação científica. Para isso, procuramos verificar se os objetos da ciência são considerados reais ou não-reais. Por meio dos argumentos fornecidos como justificativa da escolha da intensidade de realidade, foi possível identificar que os componentes da dimensão afetiva se fazem presentes na definição da intensidade de realidade e na consideração de algo como real. A partir de nossos resultados podemos concluir que a intensidade de realidade - e, por extensão, o sentimento de realidade - atribuído a um objeto da ciência, assim como para outros objetos, não é decorrente de critérios puramente lógicos e racionais. Crenças, convencimento, valores, nível de conhecimento, familiaridade com o objeto, entendimento e sentimentos são também definidores do sentimento de realidade. pt_BR
dc.format.extent 245 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Segundo grau) pt_BR
dc.subject.classification Realidade pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.title Sentimento de realidade, afetividade e cognição no ensino de ciências pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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