dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Girardello, Gilka Elvira Ponzi |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Fantin, Monica |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T13:46:24Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T13:46:24Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
223085 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88793 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
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dc.description.abstract |
O trabalho procura analisar a relação das crianças com o cinema na escola, entendida como possibilidade de experiência de significação. Considerando a importância da mediação escolar no processo de apropriação, o trabalho incluiu uma pesquisa de recepção do filme O Mágico de Oz (V. Fleming, 1939), realizada com crianças de diferentes contextos sócio-culturais em duas escolas públicas de Florianópolis/SC e em uma escola pública de Treviglio, na Itália. A partir de uma concepção de mídia-educação que envolve educar com, sobre e através dos meios, foi desenvolvido um percurso para a educação cinematográfica na escola com a produção de um audiovisual para intercâmbio entre as crianças brasileiras e as italianas. Observadas as diferenças de contexto sócio-cultural e as semelhanças relativas à especificidade do "ser criança" na leitura dos filmes, algumas fronteiras foram ultrapassadas, demonstrando os diversos níveis de apropriação necessários à passagem da vivência à experiência fílmica. Nesse processo, a tríplice mediação - filme, crianças e professor(a) - na fruição, análise, compreensão criativa e produção de mídias em contextos educativos pode contribuir para que a poesia do cinema se manifeste na participação estética das crianças, na sua cultura e na experiência coletiva de significação. |
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dc.format.extent |
x, 398 f.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cinema e crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estética |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cinema |
pt_BR |
dc.title |
Crianças, cinema e mídia-educação: olhares e experiências no Brasil e na Itália |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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