Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica

DSpace Repository

A- A A+

Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Durand, Olga Celestina da Silva pt_BR
dc.contributor.author Abarca, Claudio Andres Arenas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T13:36:16Z
dc.date.available 2012-10-22T13:36:16Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 233577 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88775
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho procurou analisar o Programa de Medidas Sócio-educativas da Prefeitura Municipal de Florianópolis-SC (PMSE-PMF), explorando tanto os significados atribuídos pelos jovens autores de ato infracional atendidos pelo referido Programa, quanto os significados das orientadoras a respeito do seu trabalho. Dessa maneira, tentou-se compreender como é que se configura a relação pedagógica entre os sujeitos envolvidos, bem como o caráter sócio-educativo do Programa. A pesquisa possui um caráter qualitativo, pois seu foco principal é o campo das significações dos jovens e das suas orientadoras, procurando explorar a relação entre a subjetividade desenvolvida pelos sujeitos e seu contexto. A interpretação dos resultados obtidos exigiu por parte do pesquisador um esforço para compreender o contexto social, econômico, político e cultural da realidade brasileira e, especificamente, da cidade de Florianópolis, que apresenta uma série de características que fazem dela um caso especial e particular. Com este estudo pretendeu-se trazer para o Programa de Pós-graduação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE-CED-UFSC), uma discussão a respeito da maneira como estão sendo efetivadas as políticas de atendimento à Infância e à Juventude, especificamente na aplicação das Medidas Sócio-educativas para jovens autores de ato infracional. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Jovens pt_BR
dc.subject.classification Infrações pt_BR
dc.title Jovens e orientadoras em contextos sócio-educativos: significações de uma relação pedagógica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
233577.pdf 504.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar