Educação infantil e pós-modernismo: a abordagem Reggio Emilia

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Educação infantil e pós-modernismo: a abordagem Reggio Emilia

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Zago, Nadir pt_BR
dc.contributor.author Stemmer, Márcia Regina Goulart da Silva pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T12:56:24Z
dc.date.available 2012-10-22T12:56:24Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 235618 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88732
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo se circunscreve no campo científico da educação e tem como objetivo analisar a relação entre o pensamento pós-moderno e a educação infantil. O pensamento pós-moderno - aqui tratado como uma agenda - adentrou a pesquisa educacional brasileira na década de 1990, passando a influenciar fortemente a produção de conhecimento nas diferentes áreas. A educação infantil não poderia estar alheia a essa influência e, dessa forma, buscou-se, nessa tese, investigar se e como o pós-modernismo se insere neste campo identificando suas possíveis conseqüências para a concepção de criança, infância e educação infantil. Na educação infantil, a partir da década de 1990 se instaurou como ponto fundamental à "construção de uma pedagogia para a infância". Esta "construção de uma pedagogia para a infância" tem como um importante aporte teórico às produções sobre infância, criança e educação infantil oriundas do norte da Itália, notadamente das experiências desenvolvidas no município de Reggio Emilia, na região da Emilia Romagna. Esta experiência, que é também chamada de "abordagem Reggio Emilia", obteve uma considerável receptividade no discurso educacional brasileiro,chegando a ser declarada como "um referencial mundial para a construção de uma pedagogia da infância". Esta abordagem vem sendo também declarada por alguns autores como expressão da pós-modernidade para a educação infantil. Dessa forma, optou-se por analisar criticamente a relação entre o pensamento pós-moderno e a citada experiência. A perspectiva histórica foi a opção teórica e metodológica desta pesquisa. Para tal, fez-se necessário seguir dois caminhos de maneira simultânea: estudos que possibilitassem compreender o pensamento pós-moderno, buscando, com base nesta compreensão, identificar suas principais características bem como alguns aspectos relevantes e os pontos de inflexão que constituíram e constituem o debate atual pós-modernista e estudos que permitissem efetuar a análise dos fundamentos filosóficos, históricos e metodológicos orientadores da "abordagem Reggio Emilia". A pesquisa possibilitou evidenciar que no horizonte teórico desta abordagem encontram-se elementos da "agenda pós-moderna", dentre os quais destacamos: uma concepção negativa do ato de ensinar, a descaracterização do papel do professor, a desintelectualização docente, a fetichização e naturalização da infância, a exacerbação da individualidade e a ênfase dada à atividade compartilhada em uma gestão social local, focalizada onde são suprimidas as centrais contradições de classe entre capital/trabalho, evidenciando-se, por essa via, o ajustamento dessa proposta às configurações do capitalismo contemporâneo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Pos-modernismo pt_BR
dc.title Educação infantil e pós-modernismo: a abordagem Reggio Emilia pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Moraes, Maria Celia Marcondes de pt_BR


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