O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cruz, Frederico Firmo de Souza pt_BR
dc.contributor.author Rezende Junior, Mikael Frank pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T11:39:05Z
dc.date.available 2012-10-22T11:39:05Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 232014 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88629
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho é feito uma análise da tradição do Ensino de Física e das situações didáticas à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud. Em um sentido geral, argüimos que a tradição do Ensino de Física não cria situações que contribuem para o processo de conceitualização dos estudantes, ou ainda, usando a terminologia de Vergnaud, há uma fragmentação na tripla [S,I,R]. Além disso, esta tradição em contextos específicos, como assuntos de Física Moderna e Contemporânea ainda podem criar obstáculos, tanto na formação inicial de professores de Física quanto em sua atividade profissional como docentes da educação básica. Assim, de forma complementar, promoveu-se uma discussão sobre as perspectivas de introdução de tópicos e temas de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio Brasileiro. A partir de dados obtidos através de entrevistas semi-estruturadas, buscou-se caracterizar a pertinência e as pretensas características (formativa ou informativa) dos conceitos da Física do século XX para a escola média. Em um sentido mais amplo, buscamos argumentar que disciplinas tradicionalmente presentes nos cursos de Licenciatura em Física, como Instrumentação para o Ensino de Física, podem constituir-se como situações didáticas diferenciadas que possibilitam o desenvolvimento e a análise do processo de conceitualização de licenciandos em Física. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Física pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Professores de fisica pt_BR
dc.title O processo de conceitualização em situações diferenciadas na formação inicial de professores de física pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
232014.pdf 1.399Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar