dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Souza, Cristiana Tramonte Vieira |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Botega, Gisely Pereira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T11:31:02Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T11:31:02Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
229197 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88621 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Gradução em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo principal desta pesquisa foi investigar sobre a constituição do autoconceito das crianças negras moradoras da comunidade de Santa Cruz, do município de Paulo Lopes/SC. Essa comunidade é conhecida como 'Toca', predominantemente negra e pobre. As crianças negras freqüentam uma escola pública e estadual que se localiza no centro da cidade e concentra alunos de todas as regiões do município, agregando assim diversas culturas e classes sociais, já que não existe no município escola particular. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso etnográfico, foram feitas observações participantes em uma sala da primeira série do ensino fundamental, nas aulas de educação física, nos intervalos e recreios e entrevistas semi-estruturadas com os professores e as avós negras e brancas moradoras da comunidade. Os resultados obtidos nas análises dos dados apontam para algumas dificuldades de relacionamento e interação entre as crianças negras e brancas. Os professores apresentaram um discurso que aborda as dificuldades de aprendizagem das crianças negras e os conflitos raciais enfrentados em suas aulas, demonstrando que suas intervenções baseiam-se no reforço da noção de igualdade. As crianças negras possuíam algumas estratégias para garantir a convivência no espaço da escola. As avós negras ressaltam que a escola é a principal forma de ascensão social para seus netos, pela educação será possível garantir um futuro melhor. Assim, a constituição do autoconceito ocorre a partir das interações estabelecidas nos contextos sócio-educativos, entre eles, o da escola e da comunidade. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
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dc.subject.classification |
Crianças |
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dc.subject.classification |
Paulo Lopes (SC) |
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dc.subject.classification |
Negros |
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dc.subject.classification |
Relações raciais |
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dc.title |
As relações raciais nos contextos educativos: suas implicações na constituição do autoconceito das crianças negras moradoras da comunidade de Santa Cruz do município de Paulo Lopes/SC |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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