A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil

DSpace Repository

A- A A+

A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rocha, Eloisa Acires Candal pt_BR
dc.contributor.author Bodnar, Rejane Teresa Marcus pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T10:59:29Z
dc.date.available 2012-10-22T10:59:29Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 232264 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88590
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa é um estudo sobre o processo de formação em serviço de professoras da educação infantil realizado para um projeto de pesquisa da Universidade (UFSC) envolvendo professoras da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (PMF), que teve por objetivo partir da observação e do registro pedagógico para ampliar o conhecimento sobre as relações educativas estabelecidas nas creches e nas pré-escolas e orientar os (re)planejamentos das ações educativas com as crianças pequenas. A análise desse processo de formação tomou como base os resultados das entrevistas e dos documentos escritos pelas professoras e pelo grupo de formação, nos quais se buscou identificar o papel da observação e do registro pedagógico como ferramentas da ação docente e de formação em serviço das professoras na orientação e reorientação das ações educativas junto às crianças. Nesse estudo buscou-se compreender as relações teoria-prática envolvidas na formação dos professores de educação infantil, privilegiando-se uma compreensão desse processo como uma tomada de consciência da ação constituída no espaço coletivo. Os resultados obtidos a partir da análise de conteúdo permitiram identificar categorias centrais: relação teoria e prática, observação e registro pedagógico e limites e possibilidades do processo de formação em serviço, e indicaram que as observações e registros das ações pedagógicas, quando compartilhadas com o outro, possibilitam reflexões teóricas e práticas e uma tomada de consciência dessas ações, impulsionando as mudanças da/na atuação docente. pt_BR
dc.format.extent 141 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação infantil pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Educação permanente pt_BR
dc.title A observação e o registro pedagógico na formação em serviço: um estudo sobre as relações teórico-práticas com professoras da educação infantil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
232264.pdf 1005.Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar