dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carvalho, Neri Terezinha Both |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Motta, Josiane Marques |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T07:46:02Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T07:46:02Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
229913 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho de dissertação realiza um diagnóstico da formação inicial do professor de Matemática no contexto de duas disciplinas do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina: Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. Estudamos documentos oficiais destas disciplinas, tais como: ementas, programas e planos de ensino, o que nos permitiu identificar saberes, que categorizamos em saberes teóricos e saberes práticos. Por meio da observação naturalista em classe, identificamos e estudamos a Praxeologia Matemática e a Praxeologia Didática desenvolvida pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em classes do ensino fundamental. Deste modo foi possível identificar dificuldades que o futuro professor de Matemática encontra ao assumir uma classe, isto é, quando o estagiário realiza a passagem de aluno a professor. À luz da Teoria Antropológica do Saber de Chevallard, identificamos saberes e dificuldades que permeiam a formação inicial do professor de Matemática. |
pt_BR |
dc.format.extent |
147 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Superior) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Metodologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino superior - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Licenciatura |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores de matematica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estagios supervisionados |
pt_BR |
dc.title |
As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |