As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades

DSpace Repository

A- A A+

As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Carvalho, Neri Terezinha Both pt_BR
dc.contributor.author Motta, Josiane Marques pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T07:46:02Z
dc.date.available 2012-10-22T07:46:02Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 229913 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88328
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho de dissertação realiza um diagnóstico da formação inicial do professor de Matemática no contexto de duas disciplinas do curso de Matemática-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Catarina: Metodologia de Ensino de Matemática e Estágio Supervisionado. Estudamos documentos oficiais destas disciplinas, tais como: ementas, programas e planos de ensino, o que nos permitiu identificar saberes, que categorizamos em saberes teóricos e saberes práticos. Por meio da observação naturalista em classe, identificamos e estudamos a Praxeologia Matemática e a Praxeologia Didática desenvolvida pelos alunos da disciplina de Estágio Supervisionado em classes do ensino fundamental. Deste modo foi possível identificar dificuldades que o futuro professor de Matemática encontra ao assumir uma classe, isto é, quando o estagiário realiza a passagem de aluno a professor. À luz da Teoria Antropológica do Saber de Chevallard, identificamos saberes e dificuldades que permeiam a formação inicial do professor de Matemática. pt_BR
dc.format.extent 147 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Matematica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior - pt_BR
dc.subject.classification Licenciatura pt_BR
dc.subject.classification Professores - pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Professores de matematica pt_BR
dc.subject.classification Estagios supervisionados pt_BR
dc.title As disciplinas de metodologia de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática: saberes e dificuldades pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
229913.pdf 906.0Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar