Adaptação às condições de iluminação natural: uma investigação da atitude do usuário sobre a iluminação artificial em salas de aula

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Adaptação às condições de iluminação natural: uma investigação da atitude do usuário sobre a iluminação artificial em salas de aula

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Fernando Oscar Ruttkay pt_BR
dc.contributor.author Hara, Americo Hiroyuki pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T07:25:37Z
dc.date.available 2012-10-22T07:25:37Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 236307 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88293
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo pt_BR
dc.description.abstract A energia não é economizada pela disponibilidade da luz natural no ambiente interno, mas da atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial. A atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial está relacionada com a iluminância no ambiente interno. O ser humano não percebe a luz de forma absoluta como os sensores dos luxímetros e luminancímetros, dessa forma, somente disponibilidade da luz no plano horizontal não é suficiente para explicar a atitude do usuário. Nesse sentido, sugere-se que as condições de iluminação no espaço de transição influencia na atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial. O objetivo do estudo é investigar a atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial em ambientes escolares considerando a adaptação do usuário às condições de iluminação no espaço de transição e de permanência. A metodologia consistiu da caracterização das condições de iluminação no espaço de transição e de permanência por meio do levantamento de dados das iluminâncias verticais (que caracteriza a iluminância no plano da face do usuário) e horizontais e do acionamento das lâmpadas no início da ocupação. Os objetos de estudos escolhidos foram salas de aula do edifício do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), localizados no campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Na Arquitetura e Urbanismo foi possível realizar medições nos períodos matutino e vespertino, enquanto que no CCE e no NDI, as medições ocorreram somente em um período do dia. Na análise dos dados, o acionamento do sistema de iluminação foi relacionado com as iluminâncias verticais e horizontais. Os resultados dos gráficos indicam que somente a iluminância no plano horizontal não explica a atitude do usuário sobre o sistema de iluminação e que a iluminação no espaço de transição influencia na atitude do usuário de acionar o sistema de iluminação artificial. O estudo permite concluir que a metodologia adotada apresenta uma forma de investigar a atitude do usuário sobre o sistema de iluminação, e a relação entre iluminância vertical entre os espaços de transição e de permanência pode ser um outro parâmetro que ajuda a explicar a atitude do usuário. pt_BR
dc.format.extent 161 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Arquitetura pt_BR
dc.subject.classification Salas de aula pt_BR
dc.subject.classification Iluminacao de interiores pt_BR
dc.subject.classification Iluminação natural pt_BR
dc.title Adaptação às condições de iluminação natural: uma investigação da atitude do usuário sobre a iluminação artificial em salas de aula pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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