dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cardoso, Terezinha Maria |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Turnes, Maria Aparecida Hahn |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T06:48:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T06:48:46Z |
|
dc.date.issued |
2006 |
|
dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
234248 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88228 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desta pesquisa é compreender as repercussões nas práticas escolares, a partir da formação em nível superior para professoras egressas de Cursos Emergenciais de Pedagogia pós-LDBEN/9394/1996. O estudo foi realizado no contexto de uma escola pública municipal da Rede de Ensino de Santo Amaro da Imperatriz, junto a professoras da Educação Infantil e das quatro primeiras séries do ensino fundamental. Toma como referência metodológica a abordagem qualitativa, utilizando-se dos seguintes instrumentos: aplicação de questionário, observação do cotidiano da escola e entrevistas. Os resultados obtidos a partir da análise dos depoimentos das professoras e do observado no cotidiano da escola indicam que a formação das professoras por si só não garante mudanças profundas nas práticas escolares, pois a ação do professor se inscreve, na cultura da escola, que é produzida tendo como fios os significados tecidos na conjunção das subjetividades e das condições objetivas da efetivação da prática pedagógica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Professores - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Formação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pratica de ensino |
pt_BR |
dc.title |
Formação continuada e mudanças nas práticas escolares |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |