Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fortkamp, Mailce Borges Mota pt_BR
dc.contributor.author Reis, Leonice Passarella dos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T04:50:01Z
dc.date.available 2012-10-22T04:50:01Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 208099 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88020
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do ensino de estratégias de aprendizagem de língua no processo de aprendizagem de seis alunos de inglês como língua estrangeira, que possuem dificuldades de aprendizagem. O estudo contou com a participação de 16 alunos: seis no grupo experimental e dez no grupo de controle. Para efetuar essa investigação, foram observadas 46 aulas de 90 minutos, das quais 34 foram observadas através de anotações e 24 através de gravação em áudio. Além disso, cada participante respondeu seis questionários e preencheu diários. Cada participante foi entrevistado uma vez e cada professora foi entrevistada duas vezes. Finalmente, um Programa de Instrução em Estratégia de Aprendizagem de Língua foi desenhado e dado ao grupo experimental. A análise dos dados mostrou que (1) os participantes apresentaram dificuldades em ouvir, falar, ler e escrever em Inglês, (2) a maioria dos participantes no grupo de controle permaneceu com as dificuldades encontradas no início do curso e, além disso, outras dificuldades foram identificadas até o final do curso, e (3), depois de participar do programa de instrução, o grupo experimental sofreu mudanças principalmente no que se refere à sua atitude diante da língua inglesa, pois se tornou mais disposto e motivado a participar em aula e também começou a acreditar que era capaz de superar suas dificuldades. Esses resultados sugerem que o ensino explícito de estratégias de aprendizagem de língua para alunos com dificuldades de aprendizagem # associado ao uso consciente dessas estratégias tanto em sala de aula quanto em outro ambiente (por exemplo, em casa) # tem um efeito positivo no processo de aprendizagem de tais alunos. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros pt_BR
dc.subject.classification Disturbios da aprendizagem pt_BR
dc.title Investigating the effects of language learning strategies teaching on the learning process of efl students with language learning difficulties pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
208099.pdf 1.476Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar