dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pires, Giovani De Lorenzi |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Oliveira, Márcio Romeu Ribas de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T23:44:01Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T23:44:01Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
209063 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87662 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-graduação em Educação Física |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente pesquisa teve como objetivo propor e refletir sobre a inserção de meios técnicos na produção de imagens no âmbito da Educação Física escolar, partindo do princípio que seus atores se percebem envolvidos no cenário da cultura mediatizada. É indiscutível a importância da produção midiática na sociedade contemporânea, como uma das suas principais linguagens, mas ainda de pouca relevância no ambiente escolar. È através das diversas mídias que nos informamos/comunicamos na vida cotidiana. No prisma cultural, elas produzem signos, sentidos e significados na maneira do ser humano perceber, sentir e ver os outros e o mundo. No campo da Educação Física, se observam manifestações da relação dialética entre a cultura de movimento e o discurso midiático. Desse contexto é que partimos para investigar a problemática, percebendo-a como um elemento articulador entre a literatura pertinente ao tema e a realidade cotidiana no espaço escolar. O campo de pesquisa materializou-se através de Oficina de Experiências no Olhar, que foi realizada com estudantes do ensino fundamental público da escola Porto do Rio Tavares, no sul da ilha, em Florianópolis. Os registros e a produção foram: experiências na conversa (entrevistas), experiências no olhar e no olhar em movimento (fotografia e vídeo), experiências no escrever (diário de campo). Esses materiais tiveram uma dupla função: como forma do professor-pesquisador se relacionar com o campo e de investigar os sujeitos da pesquisa, constituindo assim um elemento científico-educativo do processo da pesquisa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
vii, 109 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação física (Primeiro grau) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Recursos audiovisuais |
pt_BR |
dc.title |
O primeiro olhar: experiência com imagens na educação física escolar |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |