dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Ulyssea Neto, Ismael |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Rech, Jânio Vicente |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T22:57:54Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T22:57:54Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
212894 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87613 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A pesquisa trata da proposição e teste de um método de análise de acessibilidade a serviços públicos de saúde num contexto de demanda variável. O método proposto baseia-se no uso de Sistema de Informações Geográficas (SIG) apoiado em aplicativo de Análise de Redes e tem como objetivo principal, identificar e analisar a influência da variação sazonal da demanda (população) sobre a oferta de serviços públicos de saúde. O método de análise aborda o problema através de Índices de Acessibilidade (IA) entre Origem e Destino (OD), que leva em conta fatores associados com o potencial de demanda (população) e a oferta (postos de saúde). Os IA's consideram a distribuição espacial sazonal da população nas Unidades Espaciais de Análise - UEA's (setores censitários) e as distâncias (caminhos mínimos) percorridas por um veículo (automóvel ou motocicleta) no sistema viário, sempre respeitando os sentidos de tráfego. A técnica de vinculação fraca (loose-coupling) é utilizada para calcular os IA's das UEA's e, posteriormente, inserí-los no ambiente SIG como um atributo das UEA's. São gerados mapas de acessibilidade e de população da área de estudo e realizados vários cruzamentos (queries) entre estes temas. Uma aplicação prática do método é realizada no município de Balneário Camboriú - SC, para os meses de baixa e alta temporadas, com dados amostrais do número de atendimentos nos PS's (oferta) e o potencial de população das UEA's (demanda). Os resultados obtidos permitem concluir que o método de análise proposto é plenamente operacional, capaz de levar em conta fatores associados à oferta e à demanda de serviços de saúde e identificar as zonas mais desprovidas destes serviços. Através dos cruzamentos (queries) desenvolvidos, fica demonstrado o potencial deste método, como uma ferramenta de planejamento e análise espacial, substituindo com vantagem o método convencional de análise por meio de áreas de influência (buffers). Conclui-se, também, que o método utilizado é sensível às simulações de remanejamento dos sentidos de tráfego da rede viária. Outra conclusão importante, é a rejeição da hipótese em que o dimensionamento da infraestrutura física e de recursos humano, necessário para o provimento destes serviços, seja feito para o período de alta temporada. Em vez disso, com uma gestão de oferta flexível de serviços públicos de saúde, mostrou-se que nos períodos de baixa e alta temporadas, as UEA's não sofrem com dimensionamentos inadequados destes serviços. Ao final, apresenta-se uma análise sobre as limitações do método de análise proposto, seguida de sugestões e recomendações para o seu aperfeiçoamento. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., mapas, tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Serviços de saúde |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração municipal |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento urbano |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Transito - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fluxo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas de informação geográfica |
pt_BR |
dc.title |
Desenvolvimento e teste de um método de análise de acessibilidade a serviços públicos de saúde, num contexto de demanda variável |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |