A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ferrari, Nadir pt_BR
dc.contributor.author Leite, Raquel Crosara Maia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T21:38:24Z
dc.date.available 2012-10-21T21:38:24Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 204947 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87537
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. pt_BR
dc.description.abstract É apresentada uma análise de quatro livros de Genética utilizados no curso de Ciências Biológicas da UFSC, tendo como objetivo verificar a visão de Ciência e a dimensão histórica presente nesses livros. A análise indicou que esses livros contribuem para a manutenção da concepção ligada ao empirismo-indutivista, apresentam o desenvolvimento do conhecimento científico mediante uma história linear, cumulativa e não fazem referências ao contexto social, econômico e político. Uma análise epistemológica de um episódio histórico (caso de Mendel) foi realizada para contrapor e superar a visão empirista predominante nos livros e na educação científica em geral. A análise, realizada a partir da epistemologia de Fleck, considerou o contexto sócio, econômico e político da época de Mendel e a sua participação em vários coletivos de pensamento, destacando o papel da circulação intercoletiva de idéias. Essa análise contribui para a superação da visão empirista-indutivista, ao destacar que além da observação dos dados empíricos, outros elementos estão presentes na construção do conhecimento científico. Sugere-se que os cursos de formação (inicial e continuada) de professores de Ciência propiciem momentos de reflexão e discussão das concepções da natureza da Ciência e de estudo de temas da Filosofia e da História da Ciência. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ciência pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Genetica pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title A produção coletiva do conhecimento científico: um exemplo no ensino de genética pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Delizoicov, Demetrio pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
204947.pdf 561.5Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar